Perfil e prognóstico dos pacientes atendidos na fisioterapia: implantação do método pilates no SUS

Atualmente, as maiores prevalências de atendimentos junto a Unidade de Saúde de São Miguel da Boa Vista são: pacientes com afecções musculoesqueléticas na coluna vertebral.

Atualmente, as maiores incidências de atendimentos junto à Unidade de Saúde de São Miguel da Boa Vista eram relatadas ser de pacientes com afecções musculoesqueléticas na coluna vertebral, pacientes que fazem uso de psicotrópicos (encontram-se em sofrimento mental) e doenças crônicas degenerativas na população idosa (hipertensão, diabetes, entre outros). Dados estes verificados empiricamente, sem nenhuma contagem quantitativa. As abordagens normalmente envolvem atendimentos clínicos com os médicos da Unidade, reabilitação fisioterapêutica, acompanhamento psicológico e uso de fármacos. Como efeito, as intercorrências supramencionadas são preocupações que envolvem a qualidade de vida do indivíduo e podem interferir negativamente na produtividade funcional do mesmo. Devido a tais fatos supramencionados, foi realizado tal pesquisa objetivando levantar o perfil e prognóstico dos pacientes atendidos no setor de fisioterapia do município de São Miguel da Boa Vista, Santa Catarina ao longo de 8 anos. Obtivemos assim o diagnóstico situacional dos munícipes que foram atendidos pelo setor de fisioterapia deste município.Após análise de tais dados, elaboramos uma proposta de intervenção estratégica objetivando melhorias na gestão local em saúde.Assim, a realização deste projeto justifica-se, por ser uma maneira de se conhecer as reais necessidades da população adscrita, e desta forma, embasar um processo de ajustes, podendo subsidiar o melhor direcionamento da gestão e das políticas de saúde públicas nesta localidade, melhorando o desempenho no serviço de fisioterapia oferecido e fortalecendo as ações de saúde pública.

Implantação do método pilates como recurso terapêutico para tratamento e prevenção de lombalgias.Todos os pacientes deveriam passar por uma avaliação fisioterapêutica prévia para poder montar grupos homogênios, objetivando tratar de acordo com a tal avaliação cinética funcional.O tempo de tratamento deveria ser maior que 3 meses, pois de acordo com o nosso estudo este tempo ainda é insuficiente para uma total melhora de quadros dolorosos e melhoras funcionais.

Principal

Josilene Souza Conceição Kaminski

josilenesouzaconceicao@gmail.com

Coautores

Josilene Souza Conceição Kaminski

A prática foi aplicada em

São Miguel da Boa Vista

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista (SC)

R. São Luís, 440, São Miguel da Boa Vista - SC, 89879-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Josilene Souza Conceição Kaminski

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

10 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas