- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Objetivos: colaborar com o aperfeiçoamento da adesão as práticas do PN, fortalecer a rede SUS e proporcionar estratégias de estreitamento do vínculo da gestante e do parceiro com a ESF, bem como possibilitar empoderamento a essas mulheres. Metodologia: trabalho realizado com gestantes da ESF Branca 2 Atalaia (AL), efetivado entre julho do ano de 2017 a fevereiro, 2019. O circuito eu sou SUS – PN inicia com a gestante assinando um termo de compromisso e amor com o binômio. O circuito reúne etapas que a gestante percorre no PN em um cartão, criado para esse fim, que possui a imagem da letra M enfatizando Mãe-Mulher, nele há espaços para os profissionais da saúde registrarem as ações preconizadas pelo MS que a gestante seguiu, até concluir o percurso. São dados das consultas de PN médico-enfermeira consulta do papai atividades educativas testes rápidos imunização saúde bucal visita a maternidade, construção do plano de parto ensaio fotográfico, consulta domiciliar puerperal.
O pré-natal (PN) engloba não apenas a fase gestacional da mulher, mas também se estende ao seu puerpério. É um processo importante que permite tanto prevenir, como detectar doenças que podem colocar em risco a vida da mãe e do feto. É bom salientar que, dentro de um contexto atual, o PN também faz inserção do pai na participação desse acompanhamento, a fim de, possibilitar um atendimento integral a usuária, como orienta o Ministério da Saúde (MS). Apesar da relevância do PN, algumas gestantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Branca II, Atalaia (AL), apresentavam pouco comprometimento com as ações desenvolvidas durante todo processo e baixa adesão dos parceiros. Isto instigou a enfermeira a desenvolver o método intitulado: Circuito Eu Sou SUS pré-natal, realizado com gestantes da unidade entre julho do ano de 2017 a fevereiro de 2019. É bom ressaltar que o circuito é executado até os dias atuais, sendo reajustado mediante novos protocolos.
O circuito eu sou SUS pré-natal constitui um trabalho em rede com vistas à longitudinalidade da assistência, integrando as fases do PN, contemplando de forma holística e humanizada os atores envolvidos nesse processo, tornando-os protagonistas. Isso possibilitou empoderar os usuários, estes que, passaram a comparecer as ações e consultas com compromisso e corresponsabilidade. Logo, a nova abordagem reflete em boas práticas, sendo a gestante, o papai e o bebê beneficiados por um SUS para todos.
Atalaia, AL, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO