Olá,

Visitante

Apresentação de óbito: instrumento eficaz para a informação dos óbitos e de sua qualificação

Instituição de estratégia rotineira entre a Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica na busca de informações de óbitos ocorridos em indivíduos residentes em Palmas para garantir que as informações destes óbitos estejam registradas no banco do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), reduzindo possíveis subnotificação de óbitos e melhorando causas de óbito. Como todos os óbitos que acontecem no município de Palmas são informados a Equipe de Vigilância do Óbito recebe as informações sobre falecimentos de residentes em outros municípios/estados, o que oportuniza também melhoria das informações do banco desses municípios/estados. O grande desafio para a Vigilância do Óbito foi envolver as Equipes de Atenção Básica para adesão ao preenchimento do formulário de Apresentação de Óbito. Para isso, a equipe de Vigilância do Óbito aprimorou as informações disponíveis do formulário de Óbito a partir de 2010.

A apresentação de óbito trata-se de um instrumento de suporte para a identificação dos óbitos de residentes em Palmas. Esse instrumento foi implantado em 2005 inicialmente para identificação de tentativa de suicídio e suicídio, passando desde então por diversas modificações com objetivo de inserir informações complementares consideradas importantes tanto para melhoria das informações do banco do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) quanto para melhoria de todas as causas básicas dos óbitos. As informações complementares estão relacionadas a ampliação de informações de dados pessoais, relação do óbito com trabalho e informações especificas sobre as causas do óbito. Cada equipe das Unidades Básicas de Saúde identifica os óbitos ocorridos em sua área de abrangências e, posteriormente, enviam a apresentação do óbito à equipe de Vigilância do Óbito através de formulário padronizado e amplamente e divulgado. As informações do formulário de apresentação do óbito são comparadas com a lista de Declarações de Óbito recebidas das diversas fontes notificadoras de óbito, estabelecimentos de saúde e cartórios.

A avaliação dos encontros técnicos foi realizada de forma processual durante a sua realização. O monitoramento da adesão é feito de forma contínua através das planilhas de controle dos óbitos recebidas pelas unidades notificadoras e realizado pela equipe de Vigilância do Óbito (VO). Os resultados do monitoramento retornam para as equipes de atenção básica sempre que necessário. Percebemos nesse período que a qualidade dos dados coletados na apresentação de óbito não depende apenas do coletor depende também da presença e conhecimento do informante sobre o óbito. Consideramos que a estratégia de implementação da apresentação de óbito é relevante para qualificação de dados de mortalidade e para o desencadeamento de estratégias locais para identificação e redução do risco de morte.

Principal

Clorizete Viana da Silva

clorizete@yahoo.com.br

Coautores

Clorizete Viana da Silva

A prática foi aplicada em

Palmas

Tocantins

Norte

Esta prática está vinculada a

104 Norte - Palmas, TO, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Clorizete Viana da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro