Ambulatório de Follow Up: acolhimento, humanização e cuidado qualificado aos bebês de risco do município de Rio das Ostras

É inegável que bebês prematuros, portadores de alguma síndrome, ou que permaneceram internados em UTI logo após o nascimento, têm maiores chances de apresentarem algum déficit no seu crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, decorrente das condições do nascimento ou possíveis complicações da prematuridade, bem como dos fatores de risco a que possivelmente são expostos mesmo que em breves períodos de internação. Apenas o fato de estarem distantes de seus familiares, sem o estímulo e vínculo adequados, confinados a um leito de UTI Neonatal pode por si só já interferir no desenvolvimento destes bebês. Com o advento da tecnologia, é cada vez maior a sobrevivência destes bebês, o que estimula a rede de atenção à saúde da criança no SUS a implantar e implementar serviços próprios para este público, visto que estes demandam um cuidado mais especializado. Para atender a esta necessidade foi criado na Atenção Básica, o Ambulatório de Follow Up, inserido na rede de atenção integral à saúde da criança do município de Rio das Ostras, que se destina ao acompanhamento multidisciplinar ambulatorial de seguimento após alta hospitalar de bebês/crianças de risco. O encaminhamento para este ambulatório se faz pela rede de saúde onde os profissionais que atendem crianças identificam a condição e encaminham ao Posto de Saúde Dona Edimeia, onde funciona este ambulatório. A admissão no Ambulatório de Follow Up é feita através de acolhimento em porta de entrada única com equipe multidisciplinar em que são agendados até 3 bebês com seus respectivos cuidadores que serão atendidos por ondem de chegada. Durante este acolhimento é realizada entrevista onde são abordados temas como: intercorrências na gestação, doenças preexistentes na mãe, tipo de parto com breve relato, situação do pré-natal e relato de período de internação do bebê, acompanhando resumo de alta hospitalar e todo tipo de informação que possibilite a equipe a traçar um plano terapêutico individualizado para este bebê e sua família, e são fornecidas orientações e encaminhamentos pertinentes. Atualmente, esta equipe integra pediatra, fisioterapeuta, enfermeira, odontóloga, fonoaudióloga e nutricionista, que deverão avaliar individualmente o bebê em outro momento, já agendado durante o acolhimento e de acordo com a necessidade. Conta-se também como serviços de apoio ao Follow Up, o Ambulatório de Amamentação, o Programa de Fórmulas Infantis e a Oficina de Introdução Alimentar, buscando sempre a integralidade da assistência oferecida. As consultas com as especialidades do follow-up deverão ser realizadas inicialmente até os 2 anos de idade cronológica, podendo ser estendida para uma idade superior a critério técnico da equipe multiprofissional, sendo a periodicidade distribuída da seguinte forma: até 06 meses de idade cronológica: a cada 1 mês.

Garantir vigilância constante do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de bebês/crianças de risco, diagnosticando e tratando precocemente possíveis agravos secundários à problemática inicial, possibilitando intervenções e encaminhamentos que se fizerem necessários prevenindo, desta forma, prognósticos menos favoráveis.

Principal

Daniela Bernardino de Lima

depsaro@gmail.com

Coautores

Daniela Bernardino de Lima

A prática foi aplicada em

Rio das Ostras

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (RJ)

Rio das Ostras, RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Daniela Bernardino de Lima

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

23 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas