Em novembro, o mundo volta-se para as ações de prevenção ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens e causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que um homem morre no Brasil a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
A exemplo do Outubro Rosa, voltado para a prevenção do câncer de mama e colo de útero entre as mulheres, o movimento Novembro Azul chama atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata como importante forma de garantir um tratamento bem-sucedido e a cura do doença. O diagnóstico precoce pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, ou mesmo de indivíduos sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos, sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Práticas da IdeiaSUS Fiocruz
Em adesão ao Novembro Azul, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz realça experiências exitosas sobre a temática, bem como outras práticas do SUS que têm como foco a saúde do homem, entre elas um exemplo de mobilização social para a detecção precoce do câncer de próstata na população indígena. Confira abaixo as 15 melhores experiências da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz sobre prevenção ao câncer de próstata e saúde do homem:
- Educação popular na saúde do homem protagonizada por profissionais da APS de Horizonte (CE)
- Mobilização social para detecção precoce do câncer de próstata na população indígena do município de Porto Seguro
- Saúde e bem-estar do homem
- Linha de cuidado de alta resolubilidade e a segurança do paciente
- Ambulatório de Saúde do Homem – Centro de Saúde – Sobradinho (DF)
- O desafio de acolher e incorporar a população masculina às ações e serviços da atenção básica: uma busca por melhores indicadores e upgrade na qualidade de vida
- Estratégias para inserção da clientela masculina nas ações de atenção básica no município de Regeneração (PI)
- O Homem do Campo: uma experiência transformadora de assistência e cuidados
- Saúde do Homem: a atividade física mudando a realidade
- Melhoria do acesso para o aumento da procura da população masculina por atendimento na unidade básica de saúde no município Arenópolis
- Ações e estratégias focadas na saúde do homem no município de Jaguariaíva (PR)
- Agosto Azul: o despertar dos homens de Maurilândia do Tocantins para o cuidado da saúde
- Promovendo e fazendo a saúde do homem no território
- Melhor prevenir que remediar: promoção à saúde do homem e da mulher
- Campanhas de saúde do homem: uma experiência de inclusão através do estímulo feminino
Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)