Olá,

Visitante

Cuidados Paliativos e Luto no Território

A Unidade de Cuidados Paliativos da Fundação Pio XII, referência em oncologia, em reunião da Comissão de Inter Gestores Regional-CIR apresentou projeto de qualificação dos profissionais da AB para o acompanhamento dos pacientes dos municípios da região que se encontram em tratamento oncológico, no estágio de cuidados paliativos. “Cuidados paliativos é o conjunto de práticas de assistência ao paciente incurável que visa oferecer dignidade e diminuição do sofrimento em pacientes terminais ou em estágio avançado de determinada enfermidade. … ter como finalidade o alívio da dor e maximização das habilidades funcionais remanescentes, … o paciente tenha a maior autonomia e dignidade possíveis, para que ele possa, ao seu modo, se preparar para o fim da vida.”. o município de Viradouro tem 18.428 habitantes, cobertura de 92% de estratégia de saúde da família e um Hospital Geral com 48 leitos. Diante da proposta, os profissionais da AB e do Hospital municipal aderiram ao projeto.

Qualificação das equipes de saúde da família para acompanhamento dos pacientes em tratamento oncológico no território. as equipes do município participaram de aulas, quinzenais, em que a Fundação Pio XII trazia os temas clínicos, farmacológicos e aspectos relacionados a preparação da família e do paciente para a morte. as equipes foram-se apropriando dos temas e passaram a acompanhar os pacientes nos domicílios, com apoio da equipe da Fundação Pio XII. Assim, foi possível acompanhar famílias em situação de proximidade do luto e durante o luto. No caso de insegurança da família, a equipe, articulada com o Hospital Local, era orientada quanto a necessidade de internação nessa referência, com acolhimento pelos profissionais do hospital, propiciando proximidade com a família, a despedida do ente, com visita aberta e condições dignas ao paciente e familiares.

Compreensão de alguns aspectos relacionados à morte, o que empoderou a equipe para apoiar famílias em situação de luto quebra de paradigmas em relação à utilização de medicamentos para tratamento oncológicos como a morfina estreitamento do vínculo entre família e equipe de saúde que vivenciam conjuntamente a proximidade e o óbito do usuário maior conforto ao paciente que, com a retaguarda da equipe de atenção básica pode permanecer no domicílio, junto com a família, evitando a internação na Fundação Pio XII, que fica em outro município redução de despesas com deslocamentos desnecessários do paciente à Fundação Pio XII maior integração da equipe de atenção básica com a Fundação Pio XII e também com o Hospital de Viradouro.as equipes da Atenção Básica e Hospital local auxiliaram os pacientes e seus familiares abordando problemas associados a doença e de ameaça a vida prevenindo e aliviando o sofrimento através da identificação minuciosa da dor e outros problemas físicos, psicológicos, social e espiritual. o cuidado paliativo afirma a vida e considera a morte como um processo natural em que não se antecipa e nem se adia a morte, propõe preservar e garantir melhor qualidade de vida possível até a morte.

Principal

Andressa Regina Pelinson

andressapelinson@gmail.com

Coautores

Claudia Maria Angelotte Corrêa Neves

A prática foi aplicada em

Viradouro

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Manoel Walter Porto, 520 Jardim Paraiso E Rua: Antônio Vaz, 40 Jardim Boa Vista

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Claudia Maria Angelotte Corrêa Neves

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal