Olá,

Visitante

Relato de Experiência: Estratégias para Ampliação Das Coberturas Vacinais no Município de Chapada do Norte/MG

Categoria não especificada

Um dos maiores desafios da saúde pública em todo o mundo, especialmente na Atenção Primária à Saúde, é a carga crescente de doenças evitáveis. Assim, o presente relato de experiência tem como objetivo descrever as ações realizadas pelas equipes de saúde da família acerca da importância da imunização em crianças menores de 2 anos de idade, além da melhoria da cobertura vacinal no município de Chapada do Norte, Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado pela equipe técnica da secretaria municipal de saúde em parceria com as equipes de saúde da família do município. Como resultado, além da potencialização do exercício do controle social sobre as políticas e os serviços de saúde, é perceptível a relevância dessas estratégias para melhoria da vacinação em crianças menores de 2 anos de idade e consequentemente o alcance de boas coberturas vacinais. Essa experiência proporcionou ao município de Chapada do Norte o prêmio #SELO BORA VACINAR, concedido pelo Ministério da Público de Minas Gerais, mérito alcançado devido aos bons índice cobertura vacinal, o que consolida as estratégias utilizadas pelo município para melhoria dos indicadores de imunização para crianças menores de 2 anos de idade.

Nunca foi tão propício, oportuno e importante falar sobre vacinas, vacinação e cobertura vacinal. O contexto brasileiro e mundial colocou a vacinação em destaque: de um lado, o clamor pela vacina para a covid-19, na qual é depositada a esperança do retorno à vida normal; de outro lado, o desgaste da confiança pública nas vacinas em âmbito global, com o aumento do fenômeno de hesitação vacinal e de fake news, e o município de Chapada do Norte, não fica inerte a essa situação, pois as mídias tem disseminado várias informações que tem tornado a confiabilidade dos imunizantes questionável pela população e consequentemente o trabalho de convencimento e aceitação se torna mais difícil. Outros pontos dificultadores enfrentados pelas equipes é o acesso da população aos serviços de saúde, mesmo possuindo oito (8) unidades de sala de vacina espalhadas por todo território municipal, a extensão territorial ainda é um dos maiores gargalos enfrentados pelas equipes e população.

Por fim, alcançar coberturas vacinais é um fator de grandes desafios. Orientar e convencer o público da importância da vacinação tem sido cada vez mais difícil, mas buscar medidas de enfrentamento para esse problema se faz necessário, a busca de parcerias, como as lideranças comunitárias, líderes religiosos, espaços escolares e equipe em geral tem fortalecido o trabalho e tornando-o mais resistente a era dos fake news. A sociedade civil é nossa aliada nesse processo e precisamos a cada dia nos fortalecer e fazer que o Programa Nacional de Imunização todos os dias amplie sua cobertura e consequentemente teremos um município, um estado, um país, livre de doenças previniveis pelo uso de vacinas. Sendo assim continuamos buscando sempre o apoio das equipes e levando o conhecimento sobre as vacinas ao maior número possível de cidadãos para que nossas metas continuem aumentando.

Principal

Agda Oliveira de Miranda

Coautores

Ana Rita Machado Gilvânio Marcos Figueiredo Jane Geralda Soares

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba