No mês do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a IdeiaSUS destaca práticas sobre amamentação e leite materno

Descrição: Banco de Leite Materno / Foto: Peter Ilicciev / Acervo: Fiocruz Imagens

“Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”. O slogan da campanha pelo Dia Mundial de Doação de Leite Humano de 2024, comemorado em 19 de maio, chama atenção da sociedade para o ato da doação de leite humano, como também para a importância do aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil, até cinco anos de idade. Evita diarreias e infecções respiratórias, reduz os riscos de alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e a chance de obesidade, leva a uma melhor nutrição. Pode salvar, por ano, mais de seis milhões de bebês em todo o mundo, reforça a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Doar é um ato de amor, pois ajuda tanto a mãe que não o tem para amamentar quanto aquelas que têm em excesso e podem ser prejudicadas com isso, pois evita a inflamação nos seios, conhecida como mastite.

Em contribuição à campanha, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz destaca algumas experiências inovadoras que vêm estimulando o aleitamento materno em seus territórios. Como a implantação de uma sala de amamentação em uma unidade de Saúde da Família, em Campina Grande, na Paraíba. Ou a criação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), em Taboão da Serra (SP), como forma de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos.

Essas e outras tantas práticas do SUS sobre aleitamento materno e, também, saúde da mulher gestante e da criança, estão reunidas no banco de práticas IdeiaSUS, acessíveis aqui.

Brasil, referência mundial em aleitamento materno

O Brasil é referência mundial em aleitamento materno, ocupando posição de destaque em relação a países de renda alta como Estados Unidos, Reino Unido e China. Possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, com 228 bancos de leite humano (BHLs) e 240 postos de coleta distribuídos em todos os estados, além da coleta domiciliar disponível em algumas unidades da federação.

Por sua relevância, o país serve de base da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), com sede no Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). Trata-se de uma grande rede de amor, cuidado e solidariedade, em forma de doação de leite humano. É um esforço de cooperação técnica que resultou na implantação de BLHs e na colaboração com nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica, África e, mais recentemente, países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Doação de leite materno

O leite doado aos BLHs e postos de coleta passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização, até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada a bebês internados em unidades de terapia intensiva neonatais. Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o BLH mais próximo e realizar um cadastro, mediante apresentação dos últimos exames de sangue. A equipe orientará sobre a forma correta de coletar o leite, que pode permanecer congelado por 15 dias. Antes deste período, deve ser providenciada a coleta do leite a ser doado no domicílio.

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz), com informações do IFF/Fiocruz

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked