Olá,

Visitante

Visita técnica à prática de saúde Amamenta Petrópolis (RJ)

Petrópolis - RJ

Centro de Educação Visconde de Mauá - Petrópolis

22 maio 2024

De 9:00 am

Presencial

Em desenvolvimento ao trabalho da Curadoria em Saúde IdeiaSUS Fiocruz, realizou-se visita técnica à prática de saúde “Amamenta Petrópolis – RJ: amamentação e leite materno ordenhado nos Centros de Educação Infantis”, premiada na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde COSEMS RJ/IdeiaSUS – Fiocruz realizada em 2023. A visita contou com a participação de Claudia Le Cocq D’Oliveira, gestora da Curadoria em Saúde IdeiaSUS, Leilla Adesse, curadora da prática em acompanhamento, Maria Lúcia Freitas da UFRJ e Cristiano Boccolini do ICICT/Fiocruz, além da autora principal Patrícia Alexandre e co-autoras da prática de saúde e profissionais de saúde e da educação vinculados a mesma.
PROGRAMAÇÃO:
22/05/24 – Manhã
– Café, acolhida, Roda de Conversa, apresentação e intercâmbio entre os participantes.
– Apresentação da prática de saúde “Amamenta Petrópolis – RJ: amamentação e leite materno ordenhado nos Centros de Educação Infantis”.
Tarde
– Visita ao CEI – Centro de Educação Infantil Boa Vista e ESF – Estratégia de Saúde da Família Boa Vista.
– Oficina da Curadoria em Saúde – apresentação, debate e encaminhamentos acerca do processo de sistematização e reflexão crítica da prática de saúde.
A prática de saúde está sendo acompanhada pela Curadoria em Saúde, com o propósito de dinamizar e qualificar o processo de compartilhamento de experiências em saúde e de reflexão crítica sobre o seu trabalho no SUS, em sinergia com o pragmatismo de resolver problemas e promover soluções práticas e replicáveis de saúde nos diversos territórios do Sistema Único de Saúde.
“Foi um excelente dia de trabalho com vocês, que tornaram a Visita Técnica da Curadoria Saúde IdeiaSUS Fiocruz um promissor encontro: compartilhando saberes, ideias, sugestões, transversais e viáveis de realizar com a inclusão de todo o corpo profissional e das gestões da Saúde, Educação e agora com a chegada da Assistência Social e demais áreas, colaborando com a efetivação da prática premiada na Mostra COSEMS RJ e IdeiaSUS Fiocruz numa potente realidade do município de Petrópolis para ser compartilhada nos demais municípios do Rio de Janeiro e do Brasil. São desafiantes os desdobramentos apontados, mas temos a certeza que Amamenta Petrópolis terá um promissor percurso a trilhar com unidade na ação. Parabéns a tod@s!”, declarou Claudia Beatriz Le Cocq D’Oliveira, gestora da Curadoria em Saúde e da Comunidade de Práticas Saúde e Ambiente.

Como resultado da atividade, foi produzida a seguinte “nuvem de palavras” referente as expectativas frente ao trabalho:

Clique em Curadoria em Saúde – Petrópolis -RJ para download da apresentação realizada na Oficina.

Assista ao episódio de Vozes na Saúde, as experiência da IdeiaSUS sobre esta prática. Clique aqui

Palavras-chave

Você pode se interessar também