Olá,

Visitante

Café com Gestantes – o Cuidado de uma Forma Integral

Nas últimas décadas a cobertura de atenção ao pré-natal tem aumentado, porém a qualidade tornou-se o maior desafio. A qualificação permanente da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério deve sempre ser perseguida na perspectiva de garantir uma boa condição de saúde tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, possibilitando à mulher uma experiência de vida gratificante nesse período. o Grupo iniciou em meados de 2014 e no ano de 2017, pelo baixo índice de adesão ao pré-natal, o município de Nova Guataporanga sentiu necessidade de aumentar o cuidado com as gestantes, formando uma equipe multidisciplinar para o cuidado integral com essa futura mãe, ofertando um espaço de escuta, troca de experiências e vivências, bem como, acompanhamento clinico ginecológico, realização de exames e palestras sobre cuidados com a saúde da mulher e do bebê. Essa estratégia aumentou significativamente a adesão e seguimento das gestantes, diminuindo riscos e prevenindo intercorrências na gestação.

• Realizar o seguimento de 100% das gestantes que fazem pré-natal pelo SUS no município. • Promover espaços de escuta, troca de experiências e vivências pelas mulheres gestantes locais. • Oferta e realização de exames e vacinas conforme protocolo Os encontros foram planejados pelos profissionais da Unidade de Saúde do Município, compostos de exposição do tema pelos mesmos, roda de conversa e café da manhã saudável, e ao final da gestação é entregue um álbum fotográfico a cada mãe. o cronograma temático foi planejado para 11 meses, com os temas: A importância do pré-natal da amamentação Teste do pezinho, olhinho e orelhinha Depressão pós parto Exercício de Kegel na gestação Saúde bucal Parto normal x parto cesárea Sinais e sintomas do trabalho de parto Planejamento familiar Auto estima e maternidade Cuidados com o recém-nascido Uso de fármacos na gravidez Nutrição Imunização Alterações fisiológicas durante a gestação Arboviroses IST Tabagismo Pré-Natal do Homem.

De 2014 à 2019 foram realizados 56 encontros com as gestantes do município no Grupo Café com Gestantes, destes, 07 foram visitas à maternidade para conhecerem as instalações e equipe que as recepcionariam quando do momento do parto. Ao todo 105 mulheres foram contempladas com o serviço, as gestantes receberam o convite para participar do grupo no momento que iniciavam o pré-natal, ou até mesmo quando, em consulta médica, descobriam a gravidez. Percebeu-se que em grupo houve maior integração dessas gestantes com as demais mulheres ali presentes e umas maior aproximação com a equipe de saúde, o que facilita a criação de vínculo que pode ser transferido para o feto.Através do grupo houve uma aproximação e melhoria da relação desse público com os profissionais da saúde, ampliando o acesso das gestantes ao serviço ofertado na UBS. o grupo possibilita também que as participantes sugiram a abordagem de temas específicos, demonstrando o empenho dessa mulher em conhecer o período de gestação e o real interesse pelo grupo. Por fim, o grupo auxilia no acompanhamento das gestantes por toda a equipe de saúde, evitando intercorrências e dificuldades no puerpério.

Principal

Juliana Luperini De Andrade

ju_luperini@hotmail.com

Coautores

Viviane Da Cruz Lima, Beatriz Da Silva Gonçalves Sardelari, Fernanda Borssank Paschoareli Da Fonseca, Carolina Santin Ramos Ribeiro, Fernanda Inácio Volpe

A prática foi aplicada em

Nova Guataporanga

São Paulo

Sudeste

Instituição

Chácara Recanto Conceição S/N, Bairro Moriyama- Monte Castelo/Sp-Cep:17.960-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Fernanda Borssank Paschoareli Da Fonseca

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal