- Atenção Primária à Saúde
Larissa Penha Moraes
- 20 set 2024
Amapá
Nas últimas décadas, a cobertura de atenção ao pré-natal tem aumentado, porém a qualidade tornou-se o maior desafio. A qualificação permanente da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério deve sempre ser perseguida na perspectiva de garantir uma boa condição de saúde tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, possibilitando à mulher uma experiência de vida gratificante nesse período. o Grupo iniciou em meados de 2014 e no ano de 2017, pelo baixo índice de adesão ao pré-natal, o município de Nova Guataporanga sentiu necessidade de aumentar o cuidado com as gestantes, formando uma equipe multidisciplinar para o cuidado integral com essa futura mãe, ofertando um espaço de escuta, troca de experiências e vivências, bem como, acompanhamento clinico ginecológico, realização de exames e palestras sobre cuidados com a saúde da mulher e do bebê. Essa estratégia aumentou significativamente a adesão e seguimento das gestantes, diminuindo riscos e prevenindo intercorrências na gestação.
Realizar o seguimento de 100% das gestantes que fazem pré-natal pelo SUS no município. • Promover espaços de escuta, troca de experiências e vivências pelas mulheres gestantes locais. • Oferta e realização de exames e vacinas conforme protocolo Os encontros foram planejados pelos profissionais da Unidade de Saúde do Município, compostos de exposição do tema pelos mesmos, roda de conversa e café da manhã saudável, e ao final da gestação é entregue um álbum fotográfico a cada mãe. o cronograma temático foi planejado para 11 meses, com os temas: A importância do pré-natal da amamentação Teste do pezinho, olhinho e orelhinha Depressão pós parto Exercício de Kegel na gestação Saúde bucal Parto normal x parto cesárea Sinais e sintomas do trabalho de parto Planejamento familiar Auto estima e maternidade Cuidados com o recém-nascido Uso de fármacos na gravidez Nutrição Imunização Alterações fisiológicas durante a gestação Arboviroses IST Tabagismo Pré-Natal do Homem.
De 2014 a 2019, foram realizados 56 encontros com as gestantes do município no Grupo Café com Gestantes, destes, sete foram visitas à maternidade para conhecerem as instalações e equipe que as recepcionariam quando do momento do parto. Ao todo 105 mulheres foram contempladas com o serviço, as gestantes receberam o convite para participar do grupo no momento que iniciavam o pré-natal, ou até mesmo quando, em consulta médica, descobriam a gravidez. Percebeu-se que em grupo houve maior integração dessas gestantes com as demais mulheres ali presentes e umas maior aproximação com a equipe de saúde, o que facilita a criação de vínculo que pode ser transferido para o feto.Através do grupo houve uma aproximação e melhoria da relação desse público com os profissionais da saúde, ampliando o acesso das gestantes ao serviço ofertado na UBS. o grupo possibilita também que as participantes sugiram a abordagem de temas específicos, demonstrando o empenho dessa mulher em conhecer o período de gestação e o real interesse pelo grupo. Por fim, o grupo auxilia no acompanhamento das gestantes por toda a equipe de saúde, evitando intercorrências e dificuldades no puerpério.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO