Estreia no dia 21/6, às 23h, no Canal Futura, o curta-metragem Canta Caps, da coletânea de documentários da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, produzida em parceria com a VídeoSaúde Fiocruz. A produção mostra o trabalho desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Fernando Diniz, no Rio de Janeiro, unidade que atende usuários com transtornos mentais. Eles participam de atividades de canto, dança e artes visuais em associação ao tratamento e aos cuidados da saúde, incluindo práticas de redução de danos e agravos. Contam com a voz e o violão de Pierre, oficineiro e usuário da unidade de saúde pública. O filme, disponível também no canal da IdeiaSUS no Youtube, ganha reprises nos dias 23/6, às 4h, e 28/6, às 2h.
A programação do mês de junho do Futura apresenta, ainda, outros três documentários da VideoSaúde. O índio cor de rosa contra a fera invisível, que estreiou no dia 1/6, traz imagens inéditas do acervo e o único registro de voz do sanitarista Noel Nutels. Ele percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos e filmou muitas de suas expedições. Em 1968, foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio, denunciando o que chamou de massacre histórico contra as populações indígenas. O documentário será reprisado no Futura no dia 25/6, às 00h15.
Com estreia programada para o dia 23/6, às 16h, Parteiras indígenas retrata as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas. O documentário será reprisado nos dias 28/6, às 00h45, e 30/6, às 6h. Já População em situação de rua, que retrata o trabalho do Consultório na Rua do Jacarezinho, tem estreia no dia 30/6, às 16h. O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes de saúde. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.
A programação é fruto da parceria da VideoSaúde com o Futura, a qual está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. Essa tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Após a exibição no Futura, os filmes ficam acessíveis, gratuitamente, na plataforma Globoplay.
Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz), com informações da VídeoSaúde.