Olá,

Visitante

Saúde com Medida Certa

Nos últimos anos temos visto o crescente aumento da obesidade na população mundial, trazendo junto o aumento de doenças crônicas, principalmente na população adulta. Uma grande realidade hoje é este aumento ter chegado também em cidades do interior deixando de ser um problema só das grandes metrópoles. Devido a este aumento desacerbado em nosso município, a secretaria municipal de saúde desenvolveu o projeto “Saúde com Medida Certa”, que visa promover a redução de peso com um programa diário de treinamento físico acompanhado com o educador físico e reeducação alimentar acompanhada com o nutricionista, com isso vindo a diminuir o risco das doenças crônicas aumentarem. o projeto segue a todo “vapor” já com duração de 6 anos, onde vem obtendo uma aceitação excelente pela população e a cada dia aumenta o numero de participantes.

Tem como objetivo promover a redução de peso na população jovem e adulta, controlando assim os níveis de colesterol, glicêmico e diminuição da hipertensão arterial da população. Ressaltando a qualidade de vida associada ao bem estar físico e mental c Os programas de treinamentos são planejados com intuito de promover a redução de peso.Esses programas seguem os princípios do treinamento, uma vez que devemos observa a individualidade de cada pessoa. São desenvolvida, atividades aeróbicas, treinamento resistido, funcional, treinamento de flexibilidade e agilidade, força, coordenação motora, corridas variadas hidroginástica e aulas de zumba.Essa atividades são realizadas entre 3 a 5 vezes por semana, sendo o acompanhamento com o nutricionista 1 vez ao mês. A coleta das informações são realizadas semanalmente, podendo assim termos um melhor monitoramento de cada participante. Esse tipo de avaliação permite ter melhor controle sobre os participantes e assim planejar melhor seu treinamento.

Os dados comparados durante esses 6 anos do projeto “Saúde com Medida Certa” aponta uma redução significativa de peso dos participantes. Um dado que nos chama a atenção é que os participantes que se mantem ativos no grupo, conseguiram manter sua composição corporal dentro dos padrões que são apresentados para seu porte físico. Outro dado significativo é a grande procura da população devido a eficácia do programa. Atualmente, cerca 2.000 pessoas já participaram do programa, sendo 980 os que estão participando no momentoDurante anos, artigos científicos vêm mostrando que um bom programa de treinamento associado a reeducação alimentar, consegue promover a redução de peso e com isso diminuir e controlar o avanço das doenças crônicas. Portanto o projeto desenvolvido em Iapu tem proporcionado grandes benefícios para a população, além do controle de peso, vem diminuindo os custos com medicamentos e atendimento médico em nosso município.

Principal

Lucas Moreira Souza

lmsouz@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Iapu

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Rua Osias Fidelis De Souza, 200 Centro - Iapu/Mg

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Gizelle Gonçalves Moreira Pinto

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal