Olá,

Visitante

Educação Popular, Saúde e Participação Popular: Relato de Experiência de Projeto de Intervenção de Estudantes de Medicina em uma Comunidade

Promover a educação popular na comunidade, gerando alicerces sólidos de conhecimentos, na tentativa de mobilizar essa comunidade na busca de melhorias coletivas necessárias para o Distrito. Justificativa: Diante da deficiência de informações dos profissionais de saúde e dos usuários, em relação à defesa dos seus direitos e deveres, fomos motivados a contribuir para melhorias no processo de trabalho e nas práticas profissionais, disseminando de forma clara e simples, seus direitos e deveres, garantidos por lei. Descrição Sucinta: A intervenção na comunidade foi realizada em dois momentos, sendo a primeira etapa concretizada na Associação de Desenvolvimento Comunitário de Divinópolis, com a finalidade de conhecer melhor as dificuldades enfrentadas no cotidiano dessas pessoas e na tentativa de incentivar a auto-organização da comunidade no sentido de garantir seus direitos. A segunda etapa buscou-se atuar na área mais vulnerável socialmente da localidade, decidimos assim escolher uma das comunidades da zona rural. Após esse primeiro encontro, vimos à necessidade de mobilizar essa população para reivindicar o acesso universal a saúde. Desse modo, preparamos vários materiais informativos, na qual foram confeccionadas cartilhas sobre os direitos e deveres dos profissionais de saúde e dos usuários, cartazes para serem anexados nas Unidades e produzimos vídeos orientando como eles poderiam reivindicar esses direitos. Resultados e/ou Recomendações da experiência: Percebeu-se que essa comunidade, através da mobilização coletiva, reivindicou a inclusão do encanamento e tratamento de água para região, fortalecendo a participação popular no Orçamento Democrático. Outro fato percebido foi à melhoria do sistema de saúde, uma vez que as pessoas começaram a acionar a ouvidoria, apresentando denúncias e reclamações. Portanto, foi percebida a aceitação progressiva, por parte dos moradores, da proposta sugerida pelo grupo, possibilitando aproximação dos estudantes com a comunidade, encarando assim a Medicina com responsabilidade e seriedade.

Um grupo de acadêmicos de Medicina, da Faculdade Santa Maria – FSM, inseridos na Unidade Básica de Saúde UBS, Josué de Souza Rolim, localizada no Distrito de Divinópolis no Alto Sertão Paraibano, tiveram a oportunidade de vivenciar a dinâmica de funcionamento do serviço, as dificuldades encontradas pelos usuários e a fragilidade na compreensão sobre os direitos e deveres desses usuários.

Principal

Sylvio Elvis da Silva Barbosa

A prática foi aplicada em

Cajazeiras

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sylvio Elvis da Silva Barbosa

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Controle social ativo na construção do plano municipal de saúde em Mafra (SC)
Santa Catarina
Práticas
Implantação dos conselhos locais de saúde no município de Jacinto
Minas Gerais
Práticas
Programa municipal de vigilância: prevenção e controle de zoonoses
Maranhão
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro