Olá,

Visitante

Proef – Programa de Orientação ao Exercício Físico e Nutricional Ações de Promoção da Saúde Através da Atividades Físicas e Alimentação Saudável

o PROEF-NUTRIÇÃo é um programa de grande abrangência popular, com 4.032 pessoas cadastradas e com uma equipe de professores de educação física e nutricionistas, que atuam nas UBS e nos módulos de orientação, ,com atendimentos e orientações individualizadas, e aulas coletivas utilizando espaços públicos nos bairros como: praças, quadras, ginásios e centros comunitários ou de convivência, sendo um programa dirigido aos indivíduos, à família e à comunidade. Tendo como meta monitorar e incentivar a prática da atividade física de 100% das Unidades de Saúde, através de oferta de atividades físicas orientadas e rodas de sensibilização sobre alimentação saudável.

Programar ações de promoção da saúde, monitorando e incentivando a prática de exercício físico e alimentação saudável, nas unidades de saúde por meio de palestras de sensibilização, grupos de perda de peso através de oficinas de construção de refeiçõ 1- Desenvolvimento de aulas coletivas de ginástica e alongamento nas unidades de saúde, atiidades esportivas em praças, centro de convivência e associação de moradores, bem como, consulta individualizada de exercício físico e nutrição. 2- Acompanhamento com ficha avaliativa individualizada, nos meses de fevereiro e novembro, com coleta de dados e analise de resultados. 3- Desenvolvimento de palestras, dinâmicas e atividades educativas. 4- Realização de eventos acompanhando o calendário do Ministério da Saúde, bem como o calendário do município.

Através de coleta de dados/ pesquisa realizada ao longo do processo de trabalho em 1093 (mil e noventa e três) relacionada a uma amostra de alunos participantes do projeto, realizada pela equipe de avaliação e coleta de dados, os resultados mostraram que 69% dos pacientes avaliados apresentam sobrepeso ou algum nível de obesidade, e que 50% possuem algum tipo de doença e ou agravo não transmissível.as ações de Promoção da Saúde bem como as avaliações mencionadas servem de parâmetros para se observar , a prática orientada de atividade física na população avaliada e permitindo agir de forma a modificar o quadro apresentado ao longo do processo de trabalho, partindo destes dados serão adequadas às estratégias-metas para a continuidade do trabalho.

Principal

Claudino Rodrigues Dos Santos Júnior

proef.sesa@serra.es.gov.br

Coautores

Karina Rosemarie Lallemand Tapia

A prática foi aplicada em

Serra

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Rua Belo Horizonte 250 Parque Jacaraipe - Serra Es

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Alexandre Camilo Fernandes Viana

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal