Olá,

Visitante

Premiação de resultados por gerenciamento de indicadores

Assegurar melhorias no processo de trabalho, através da criação de um instrumento de avaliação e monitoramento dos resultados, premiando o servidor proporcionalmente ao resultado alcançado e verificando se os serviços de saúde estão sendo resolutivos Foi elencado um grupo condutor formado por servidores da Prefeitura, sem custos adicionais. Vários questionamentos foram realizados pelo grupo durante os encontros. A equipe optou por criar um modelo de premiação vinculado a indicadores e metas para nortear a construção dos serviços prestados à comunidade pela Atenção Básica. A partir daí, surgiu uma nova ferramenta de gestão para subsidiar as tomadas de decisões envolvendo as ações de saúde, sendo a mesma denominada “Avaliação de Desempenho por Resultados”. A avaliação foi composta por indicadores. Estes possibilitaram mensurar, por exemplo, a eficiência, a eficácia e a satisfação, dentre outros parâmetros de gestão, além de acompanhar os diversos processos de saúde do município.

Utilizando os recursos do PMAQ, o município de Santa Bárbara, com população de cerca de 30000 habitantes implementou, em 2018, uma política de premiação por resultado obtido na Atenção Básica. Antes desse programa, o repasse do PMAQ era realizado com monitoramento insatisfatório de resultados, sendo efetuado de forma empírica e subjetiva. Mediante essa realidade, viu-se a necessidade de reformulação do processo dentro do proposto pelo Ministério e de acordo com o que a administração municipal percebia como necessário para medir a qualidade dos serviços. Para gerenciar a premiação, foi criado um instrumento de Avaliação e Monitoramento de Resultados. A incorporação da prática foi fundamental para a criação de um ambiente sustentável à gestão pública por resultados. A iniciativa de execução deste programa incentiva a prática contínua do monitoramento e avaliação, induzindo a uma reflexão crítica que seja indutora de uma mudança de atitude focada em resultados efetivos para o cidadão.

Os benefícios já estão sendo alcançados. Dentre eles: ampliação do acesso e da oferta de atendimento para toda a população ampliação do acompanhamento e controle do rastreamento do câncer de colo do útero ampliação de ações efetivas de promoção e prevenção ampliação da cobertura de visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde,como também pelos demais profissionais da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem) ampliação e manutenção regular de pelo menos 5 grupos operativos mensais diferentes(Gestantes, Hipertensos, Diabéticos, Atividades Físicas e Tabagismo)ofertados à população por equipe de ESF e economicidade, eficácia e eficiência do serviço prestado.Esse instrumento é pioneiro na saúde pública, pois na realização do diagnóstico para implantação, observou-se que em nossa regional não existem práticas de gerenciamento com tal metodologia. Certificando então, que o programa tem viabilidade econômica e aplicabilidade em outras cidades, devido sua simplicidade de implementação e monitoramento, demonstrando o aperfeiçoamento da gestão dos recursos sem a necessidade de custos adicionais, já que os servidores envolvidos são do quadro regular.

Principal

Janaina De Álem Rodrigues

janarodriguesmg@yahoo.com.br

Coautores

Geovani Ferreira Guimarães, Sheyla Cristina Ferreira Peron, Izabela Fabíola De Souza Oliveira, Luciana Karine Brandão Dias

A prática foi aplicada em

Santa Bárbara

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Odila Caldeira Rocha, 61 Ana Margarida - Santa Bárbara,Mg

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Janaina De Álem Rodrigues

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal