- Atenção Primária à Saúde
Maria Núbia de Oliveira
- 15 abr 2024
A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SESAU/TO) tem investido na melhoria das práticas de monitoramento e avaliação da Saúde. Em 2012, a partir da implantação do Sistema Informatizado de Acompanhamento da Gestão Orçamentária e Financeira da CGE, a SESAU (TO) optou por incorporá-lo em substituição ao sistema anterior, adotando-o como o sistema oficial para monitoramento e avaliação na Saúde. Além da vantagem de trazer todas as informações financeiras já incorporadas, foram feitos ajustes sugeridos pela SESAU (TO) para subsidiar os relatórios para a CGE e a elaboração dos demais relatórios definidos pela legislação vigente do SUS: Relatório Anual de Gestão e Relatório Detalhado Quadrimestral. Foi elaborado instrutivo pela equipe da Coordenadoria de Planejamento do SUS da SESAU (TO), a fim de fornecer informações que facilitassem o preenchimento do sistema pelos responsáveis pelo PPA. A proposta era de uniformizar as informações para os diversos instrumentos de monitoramento e avaliação, a partir do uso do sistema. O instrutivo ainda apresentou em sua estrutura um glossário com os termos relevantes, facilitando a compreensão e alimentação do sistema. A estratégia utilizada para divulgação do sistema e do instrutivo foi a realização de reuniões conduzidas pela CGE e Coordenadoria de Planejamento do SUS da SESAU (TO). Os participantes foram os responsáveis pelo PPA e técnicos vinculados à alimentação do novo sistema. Neste momento, também foram apresentados os assessores técnicos responsáveis pelo auxílio direto a cada área da SESAU (TO), com a função de periodicamente auxiliar e sugerir correções a respeito da alimentação do sistema, esclarecendo conceitos relevantes e informações que não poderiam faltar através do Recomenda
– RAG. Muitos benefícios advindos deste processo de monitoramento e avaliação podem ser identificados. As análises do sistema são utilizadas em vários relatórios, unificando a fonte para elaboração do RAG, RDQ e CGE, superando o retrabalho das equipes e a fragmentação das informações. Estas análises estão se qualificando a partir do Recomenda – RAG e da capacitação da equipe gestora. Os técnicos estão desenvolvendo a correlação entre processo de trabalho e parte financeira e a atuação da Coordenadoria tem sido norteada para atendimento das áreas que apresentam maior fragilidade. Esta unificação do processo de monitoramento e avaliação foi facilitada por esforços anteriores que resultaram na compatibilização entre PES e PPA e uniformização das LOA e PAS. O sistema ainda encontra-se em fase de ajustes e os responsáveis também buscam se adequar ao atendimento dos prazos. A experiência precisa ser aprimorada e acredita-se que este aperfeiçoamento virá em consequência da intensificação do uso da ferramenta: Recomenda – RAG, da dedicação das equipes e das sucessivas aproximações com a cultura de planejamento em saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SESAU/TO) tem investido na melhoria das práticas de monitoramento e avaliação da Saúde. Em 2012, a partir da implantação do Sistema Informatizado de Acompanhamento da Gestão Orçamentária e Financeira da CGE, a SESAU (TO) optou por incorporá-lo em substituição ao sistema anterior, adotando-o como o sistema oficial para monitoramento e avaliação na Saúde.
Praça dos Girassóis - Plano Diretor Sul, Palmas - TO
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO