Olá,

Visitante

Matriciamento como forma de ampliação do acesso dos usuários de Mateus Leme (Mg) às especialidades médicas

O matriciamento ocorreu por meio de encontros pedagógico-terapêuticos, participando enfermeiros/clínicos das ESF e especialistas. Ocorreram semanalmente e duraram cerca de oito horas com cada especialista. Nestes, os especialistas puderam falar sobre temas diversos e os principais motivos dos encaminhamentos para a sua especialidade.Outro produto destes encontros foi a criação de um grupo de WhatsApp em Dermatologia, no qual casos e soluções terapêuticas são discutidos em tempo real, potencializando a resolutividade e diminuindo os encaminhamentos a esta especialidade.Participaram do Projeto, elaborado pelo Setor de Regulação, todos os enfermeiros e clínicos das ESF e quatorze especialistas do município.O Projeto iniciou em maio/15 e está ativo até hoje. Quatorze encontros foram realizados.O apoio matricial é uma ferramenta inovadora no campo da saúde. No entanto, para que possa ser incorporado e se torne referência no cenário da atenção primária, é necessário que todos os atores envolvidos fomentem espaços coletivos de reflexão, discussão e prática. Neste contexto, é fundamental que haja investimento nos processos de comunicação, que se construa espaços de confiança e respeito, de forma que as parcerias se consolidem.

Entende-se por matriciamento o suporte dado por profissionais especialistas a uma equipe interdisciplinar. É um novo modo de produzir saúde, no qual as equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica para um determinado paciente ou família. Surge como uma subversão da lógica hierarquizada do sistema de saúde, buscando cooperação entre equipes e serviços para enriquecer as possibilidades de composição dos projetos terapêuticos individuais. É um modo de gestão que possibilita a reorganização das ações de saúde das especialidades na atenção básica e a ampliação do acesso, favorecendo a construção de novos arranjos, onde, com uma equipe mais qualificada, é possível pensar cada situação dentro de sua especificidade, sob diferentes olhares. Sua proposta de trabalho objetiva favorecer a orientação do cuidado em saúde enquanto processo contínuo, longitudinal e integrado de ações, tornando-o mais resolutivo.

Evidenciou-se neste Projeto a importância de aproximar as ações da atenção básica das clínicas especializadas, visando uma maior integralidade e resolutividade das ações em saúde, com o foco da gestão municipal na capacitação dos profissionais e da educação em saúde.Espera-se, com este trabalho, formar equipes multiprofissionais flexíveis, onde possam ser desenvolvidos espaços de diálogos entre as diferentes especialidades, buscando estabelecer protocolos de cuidados e de encaminhamentos e realizar uma clínica mais ampliada, integrada e resolutiva.

Principal

Braulio Marinho Matos Rabelo, Raquel de Freitas Oliveira, Maria Heloisa Guimarães, Letícia Campos Lara, André Luiz de Oliveira

saude@mateusleme.mg.gov.br

A prática foi aplicada em

Mateus Leme

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

RUA GETÚLIO VARGAS Nº 600 - CENTRO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Braulio Marinho Matos Rabelo, Raquel de Freitas Oliveira, Maria Heloisa Guimarães, Letícia Campos Lara, André Luiz de Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

10 out 2019

e atualizada em

01 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no Município de mendes.
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro