IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB

O município tem cobertura de 100% de Atenção Primaria a Saúde associado a uma rede de serviços especializados que corroboram com o alicerce da APS, como as equipes E-multi, a Policlínica, Centro de Fisioterapia e Reabilitação e outros serviços que prestam atendimento a população. O presente estudo descreve a implantação das Praticas Integrativas e complementares através dos de atendimentos de auriculoterapia e plantas medicinais na rede de atenção a saúde do município de Queimadas por profissionais que compõem a rede de serviços. Tendo como publico alvo os usuários atendidos nas Unidades de Saúde da Família, no Centro de Fisioterapia, no atendimento domiciliar como terapêutica complementar.
Salienta-se a importância das Práticas Integrativas e Complemntares (PIC’s) como uma terapêutica complementar afim de promover e prevenir a saúde, através de uma tecnologia leve e de baixo custo no Sistema Único de Saúde, através do trabalho de uma equipe multiprofissional e o vinculo formado junto a comunidade a qual assiste. Neste sentido, a implantação das PIC’s está sendo valiosa e um importante componente no auxilio a tratamentos e cuidados a saúde dos usuários.

Objetivos

Implantar as Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária a Saúde do município de Queimadas-PB.
Prevenir e promover saúde através das praticas integrativas e complementares.
Ampliar o acesso a tecnologias leves e de baixo custo na terapêutica dos usuários.

Metodologia

O estudo é do tipo descritivo e foi desenvolvido a partir das experiências da equipe multiprofissional implantação das PIC’s, teve início em junho de 2022. foram realizadas encontros entre os profissionais para traçar um plano de ação com metas e determinar o publico alvo inicial e os locais de atuação, e escolhido as terapêuticas, ficando acordado que seriam realizados atendimentos nas unidades de Saúde da família Aníbal Teixeira, Saulo Ernesto, Malhada Grande Riacho do Meio, nos serviços especializados de Fisioterapia e reabilitação e atendimentos domiciliares, bem como foi escolhido a auriculoterapia e o uso de plantas medicinais, para esta tivemos o apoio intersetorial da Secretaria Municipal de Agricultura.
A prática não gerou risco aos envolvidos e estes foram orientados quanto aos objetivos do estudo assinaram termo de autorização de uso de imagem. O estudo beneficia os usuários envolvidos, o profissional e a gestão, fortalecendo o SUS, o vinculo e o cuidado aos usuários.

Com o intuito de reduzir os atendimentos de saúde mental nas unidades, reduzir o número de atendimento por casos de cefaleia, estresse, ansiedade, e dores crônicas, foi introduzido na atenção primaria a saúde através das estratégias de Saúde da Família e do Centro de Fisioterapia e Reabilitação os atendimentos Auriculoterapia e de uso de plantas Medicinais.
A implantação das Práticas Integrativas e Complementares permitiu promover e prevenir a saúde através de técnicas leves e de baixo custo.

Os serviços de auriculoterapia são oferecidos por profissionais de saúde enfermeiros e fisioterapeutas da rede de serviços, a terapêutica com plantas medicinais a farmacêutica da suporte aos profissionais com orientações sobre a utilização de plantas medicinais. Atualmente há uma média de 250 atendimentos de auriculoterapia por mês, complementar a tratamento de insônia, ansiedade enxaqueca, dor e outros, aliados ainda com a terapêutica com plantas medicinais. Foi constatado, em relatos de usuários a significativa melhora de sintomas como ansiedade, estresse, enxaqueca, dores lombares e musculares, na qualidade do sono, diminuição no uso de medicação psicotrópicos, auxilio no cuidado complementar no grupo de tabagismo.

A inserção das PCI’s promoveu aumento do cuidado a população, ampliando a oferta de serviços e qualificando o atendimento realizado aos usuários, associado a uma melhoria na qualidade de vida com redução do adoecimento, dos sintomas de ansiedade e estresse e do uso de medicação psicotrópica, redução dos sintomas de insônia, cefaleia, e dores crônicas. Percebe-se a necessidade de continuidade, assim como a ampliação para outras unidades de saúde, ampliando a oferta do serviço, tendo como consequência o fortalecimento do SUS e das Políticas de Saúde.

Principal

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA

milla.spbarbosa@gmail.com

Enfermeira

Coautores

Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Emanuely Albuquerque de Farias, Arthur Cellys Tavares da Silva, Wagner Moreira de Almeira

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE QUEIMADAS

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA

Conta vinculada

08 abr 2024

CADASTRO

08 abr 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas