Experiência do serviço de atenção domiciliar com sistema de monitoramento e gestão informatizado

A gestão do Serviço de Atenção Domiciliar de Contagem é realizada na Secretaria de Saúde, local distante das bases das EMADs. A comunicação e envio de dados para a Coordenação sempre foi um problema. A perda de dados era constante. Os pedidos de captações da rede de saúde demoravam a chegar pelo serviço de malote na época disponível. Quando chegavam por e-mail, muitos vinham incompletos, dificultando o atendimento. O censo e indicadores eram enviados manualmente e eram transcritos para o computador, gastando tempo e retrabalho dos digitadores. Foi pensando nesse problema que resolvemos criar um sistema informatizado de monitoramento e gestão. Entretanto, tínhamos escassos recursos financeiros para investir em algum software especializado. Criamos no início de 2016 um sistema de informação de informação próprio, simples e gratuito. Construímos um website, o sad-contagem.webnode.com. Nele, além de informações gerais do serviço, incluímos um link chamado: Solicite Atendimento Aqui. Vinculamos a esse site um formulário de captação. Esse formulário pode ser preenchido por todos os profissionais de saúde que necessitem acionar o nosso atendimento.

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são imprescindíveis na qualificação e aumento da eficiência nos processos de trabalho possibilitando a melhoria do atendimento em saúde, a realização de pesquisas, o fornecimento de evidências e auxiliando no processo de ensino. Assim, como finalidades principais, pode-se afirmar que um SIS deve servir para gerenciar a informação que os profissionais de saúde precisam para desempenhar suas atividades com efetividade. Além disso, esse sistema facilita a comunicação, integra a informação e coordena as ações entre os múltiplos membros da equipe profissional de atendimento, fornecendo recursos para apoio financeiro e administrativo.

Concluímos que a informatização da gestão do SAD de Contagem (MG) trouxe benefícios na qualidade do serviço prestado, diminuindo o tempo de solicitação de resposta à captação de pacientes na gestão da informação e aperfeiçoou a comunicação entre as equipes assim como a gestão da informação.

Principal

Andreia Devislanne Ribeiro

andreia.devislanne@contagem.mg.gov.br

Coautores

Andreia Devislanne Ribeiro

A prática foi aplicada em

Contagem

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida General David Sarnoff, 3113 - Cidade Industrial, Contagem - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Andreia Devislanne Ribeiro

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

15 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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