Olá,

Visitante

Estratégias de Ampliação da Imunização em um Município de Pequeno Porte do Interior Paulista

A Secretaria Municipal de Saúde focada em garantir prevenção a saúde de toda população, vem realizando um trabalho de conscientização e busca ativa para que a imunização seja feita em tempo oportuno e a eficácia seja maior. Durante a pandemia, com as fake News, esse trabalho se tornou mais difícil e necessário, pois é muito importante o trabalho do Ministério da Saúde em parceria com o Estado e Municípios. Atualmente vemos que o trabalho desenvolvido tem tido muito importância para garantir a cobertura vacinal.

Por ser um município pequeno (com cobertura SUS 100%), os profissionais responsáveis pela sala de vacina são os mesmos da Atenção Básica onde também desenvolvem outras atividades. O registro de vacinas de rotina é realizado no PEC (ESUS), as vacinas do COVID19 no sistema VACIVIDA e as demais campanhas (gripes, multivacinação) são registradas no SIPNI-NOVO. Quando ocorrem Eventos Adversos os mesmos são notificados no sistema ESUS -NOTIFICA, são atendidos pelos profissionais médicos da UBS e, em alguns casos, pela enfermeira responsável. Em tempos anteriores os eventos adversos da vacina do COVID19 eram realizados via sistema VACIVIDA EAPV. Em casos raros, também são comunicados ao Setor de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE-JALES). Infelizmente, vem ocorrendo recusas de vacinas, inclusive a da COVID19 devido a propagação de Fake News nos últimos anos, o que se mostra como um desafio crescente para o município. Uma vez que a nossa cobertura de imunobiológicos como a dupla adulto já vinha com uma cobertura baixa como demonstrado no painel do ImunizaSUS, reforça a necessidade de ampliarmos o diálogo e combate à fake News principalmente com a população adulta do nosso município.

A busca ativa realizada pelos ACS, a política intersetorial com a educação para a matricula das crianças na rede de ensino tem se mostrado estratégias fortes e eficazes para o município no que diz respeito ao calendário básico de crianças. Para os adultos, o município pensa em estabelecer estratégias de comunicação mais ativa, através do próprio ACS, bem como usando dispositivos de mídia como rede sociais, grupos de estudos, rádio local, para desmistificar e esclarecer as fake News a respeito da imunização e fortalecer as ações de imunização junto a população adulta e idosa do município.

Após a pandemia muitas crianças, idosos e a população em geral ficaram doentes e as fake News transmitidas pelas redes sociais potencializaram para que a cobertura vacinal não tivesse um bom resultado. O painel do imuniza SUS é uma ferramenta que permitiu visualizar o déficit do município e assim criar estratégias para que realizasse uma melhor cobertura vacinal. Permitiu também ponderar quais as ações do município estão dando certo e quais precisam melhorar, isso faz com que ganhamos tempo e realizamos um trabalho de excelência. Percebemos a fragilidade da população em acreditar nas fake News e assim o trabalho para desmistificar é o que promove maior consistência.

Principal

CARLA ADRIANA DO AMARAL

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo