Olá,

Visitante

Estratégias Aplicadas no Aumento da Cobertura Vacinal de Poliomielite no Município Três Forquilhas/Rs

Categoria não especificada

O município de Três Forquilhas está localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, e conta atualmente com uma população estimada de 2643 habitantes, sendo que grande parte da população vive em área rural, de modo que a agricultura é o destaque na economia municipal. No contexto populacional, segundo dados da Coordenadoria Regional de Saúde juntamente com as informações coletadas pela Unidade de Saúde local, a população infantil estimada é de 129 crianças, estando a maior parte delas alocadas em regiões periféricas, longe do centro da cidade. Desta feita, na iminência do início da campanha vacinal para a Poliomielite no mês de agosto de 2022, em que o público alvo foram crianças até 5 anos de idade, surgiu a necessidade de elaborar estratégias que permitissem o alcance da meta estabelecida de cobertura vacinal para o referido município. A atuação conjunta da Equipe de Saúde foi incentivada, de modo a unir esforços para que todas as crianças fossem devidamente vacinadas e assim, atingir o objetivo proposto. O projeto apresentado foi fundamentado na união da equipe multiprofissional, visando aprimorar e fortalecer os vínculos da mesma, por meio da atuação conjunta não somente da Equipe de Saúde da Família, mas também demais setores como a Farmácia Municipal, Equipe de Saúde Bucal, Unidade Básica de Saúde e colaboradores das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, destacando-se a busca ativa através dos ACS e a ampla divulgação nas mídias sociais e escolas.

No município de Três Forquilhas um dos maiores desafios para a imunização se dá pelo fato de que uma grande parcela da população trabalha em áreas rurais, distantes na unidade de saúde. Esse fato vem sendo um desafio para a saúde, que tem que elaborar e efetivar estratégias que permitam o aumento do índice de cobertura vacinal. Não somente isso, mas a conscientização dos profissionais de saúde atuantes, que devem, sempre que possível, estar capacitados para orientar os pacientes no âmbito da imunização.

As estratégias que tem sido adotadas no município de Três Forquilhas perpassam pelo fortalecimento do vínculo da equipe, de modo a incentivar o trabalho multiprofissional, evidenciando a importância de cada um dos profissionais no sucesso da ação. Além disso, o trabalho coordenado da equipe de enfermagem na identificação dos indivíduos não vacinados e a busca ativa através do trabalho das ACS foi fundamental. As planilhas de controle elaboradas pelas ACS, com base em seu território, permitiram maior assertividade na busca. Uma estratégia que pode ser aprimorada para que os resultados satisfatórios se expandam para as demais vacinas do calendário vacinal é propor momentos de conversa com a população, orientando sobre a importância da vacinação para a promoção de saúde da população e redução de possíveis agravos futuros.

Diante dos dados levantados no presente projeto, observa-se que os instrumentos utilizados para engajamento e aumento dos índices vacinais no município de Três Forquilhas atenderam ao objetivo proposto. A busca ativa através do incansável trabalho das ACS, peça-chave desse trabalho, aliada a ampla divulgação nas mídias sociais bem como nas escolas e o trabalho da equipe multiprofissional, permitiu que a cobertura vacinal fosse atingida de maneira rápida logo no início da campanha de Poliomielite. Os dados demonstram que o trabalho em equipe, quando organizado de maneira adequada e com apoio da administração municipal e colaboradores, que não mediram esforços para que as atividades fossem realizadas, os resultados tendem a ser satisfatórios. O dados resultantes são de extrema relevância no contexto do Sistema Único de Saúde, pois as referidas ações fortalecem a promoção de saúde, um dos pilares do sistema de saúde nacional.

Principal

Alexandra Vieira

Coautores

Rômulo Brehm Hoffmann , Caroline Pereira de Souza

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
A potência do microplanejamento no fortalecimento das ações de imunização em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Gestão de saúde em Queimadas – PB: uso estratégico da informação no planejamento das ações
Paraíba
Práticas
Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB
Paraíba
Práticas
Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Grupo de trabalho Proteja: estratégias de combate à obesidade infantil no município de Alagoinhas – PB
Paraíba