Olá,

Visitante

Êxito na Cobertura Vacinal Contra Covid-19; Integração Dos Serviços de Saúde

Categoria não especificada

A covid-19 foi a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Trata-se de infecção respiratória aguda potencialmente grave e de distribuição global, possui elevada transmissibilidade entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas. Considerando a disponibilidade limitada de doses de vacina fez-se necessário a definição de grupos prioritários para a vacinação. Neste cenário os grupos de maior risco para agravamento e óbito foram priorizados. Ficando a encargo de ada município traçar estratégias que assegurassem que estes grupos seriam imunizados.

Ao iniciar a campanha de vacinação contra covid-19 no dia 21/01/2021, a fim de otimizar as doses e não causar tumulto na unidade, já que o número de doses era reduzido. O primeiro grupo prioritário foram os idosos acima de 90 anos, visando imuniza-los de forma rápida e organizada, através da estratégia saúde da família que abrange 100% do nosso território, foram convocados os agentes comunitários de saúde para que apresentassem relação de toda a população acima desta idade. Desta forma a equipe de vacinação composta na época por duas enfermeiras puderam realizar a vacinação no domicilio de cada um deles, sempre visando otimizar os frascos para que não houvesse perca de doses através de mapeamento dos endereços e garantindo assim a realização do esquema completo da vacinação, ou seja primeira e segunda dose.

Além de otimizarmos as doses e evitar percas das mesmas, pôde-se garantir a realização do esquema completo em todos os idosos, através da integração da atenção primaria de saúde e vigilância em saúde onde encontra-se o serviço de imunização. Todos os esquemas iniciados em idosos foram concluídos, os idosos acima de 90 anos, acamados e domiciliados acima de 60 anos também seguiram o mesmo fluxo para imunização, os demais idosos estavam organizados em planilhas e eram convocados através dos agentes comunitários de saúde para realização de primeira e segunda dose, em dia e horário já determinados.

Conclui-se que as taxas de abandono de esquema vacinal foram mínimas para este grupo, minimizando a ocorrências de casos graves da doença em idosos que naquele momento era o grupo que mais causava preocupação às autoridades de saúde. Além disso com esta integração ficou evidente o fortalecimento de vínculo entre equipe e paciente, conhecimento territorial por parte dos agentes comunitários de saúde e fortalecimento das relações interpessoais dentro da equipe, afim de unir forças para um bem comum que era a imunização de qualidade da população.

Principal

ANDRESSA FERNANDA DA COSTA LIMA

Coautores

Greyciellen Varaschim Cenci

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba