Educação popular em saúde: uma possibilidade de educação permanente em saúde para profissionais de nível médio da estratégia saúde da família de São Luís

A Escola Técnica do SUS de São Luís (ETSUS-SL), respondendo a solicitação da Coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF) de São Luís por uma proposta de educação permanente para profissionais de nível médio, indicou o curso EDPOPSUS cujo objetivo é: contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (SUS), promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS. O projeto vislumbrou a capacitação para mais de 500 profissionais, educadores e coordenadores, com o apoio e parceria da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – (EPSJV-Fiocruz/Ministério da Saúde), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), coordenação de educação em saúde da Atenção Básica com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Desafios encontrados: ampliação do número de turmas 2. Formação de educadores: logística de salas de aula, alimentação, Inscrição e seleção de educandos.

Objetivo geral: realizar curso EDPOPSUS com profissionais de nível médio da ESF de São Luís. Objetivos específicos: • Construir proposta de ampliação de vagas EDPOPSUS São Luís • Instituir modelo de parceria entre SEMUS, EPSJV e SES. O caminho metodológico principiou com uma roda de conversa onde ETSUSSL, SES e SAS expuseram suas necessidades, expectativas, potencialidades e dificuldades. Estabeleceu-se o objetivo comum de capacitação profissional de nível médio com o Curso EDPOPSUS e a negociação com a EPSJV foi mediada pela coordenação da SES: 1º. elaboração da proposta entre SEMUS/EPSJV e SES 2º. levantamento de profissionais com perfil para educador, oferta de curso de formação 3º. divulgação e inscrições de educandos, parceria com o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs/Tacs), 4º. organização e distribuição das turmas considerando a lógica distrital, 5º. eleição dos locais de encontro 3 bases, 6º. elaboração do cronograma de encontros e mostra.

Foram 570 inscrições para 525 vagas, o processo de seleção se fez com o critério de sustentação da presença no curso. Concluíram 518 pessoas. Frequência, avaliações, produção literária em linguagens variadas: poesia, música, textos, desenho e fotos, testemunham a participação massiva e criativa nas atividades. Os resgates históricos do território, práticas de cuidado e círculo de cultura, foram citados largamente como preferidos, emocionantes e surpreendentes, agregadores de valor ao processo de trabalho. A alimentação, regionalizada, integrada as mandalas, construída e partilhada por todos, foi abundante. A mostra representou o ápice da experiência, com a cultura popular evidenciada em todos os eixos representados, uma celebração memorável. A necessidade de ofertar uma proposta instigadora da transformação do processo de trabalho gerou essa ousadia. Inovamos instituindo modelo pioneiro de convenio, hoje proposto amplamente. Apostamos na organização do trabalho estabelecendo forma de ser educador, liberando horas para mudança de função. Oportunizamos diferentes protagonismos: voluntários e técnicos de nível médio como educadores, espaços comunitários como salas de encontro e São Luís em 1º lugar nacional na formação de EDPOPSUS.

Principal

Janete Nakatani

saudejan@gmail.com

Coautores

Sebastiana Paes Landim, Maria Dos Remédios Da S. Lira, Ceanny Cristina Pinho Costa, Marcos Vinicius Serra, Auriene Dias Costa

A prática foi aplicada em

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Tambor de Mina, 14 - Parque Timbiras, São Luís - MA, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luis Carlos De Assunção Lula Fylho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 out 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas