Olá,

Visitante

Abordagem educativa com a utilização de círculos de cultura: uma experiência com adolescentes

A experiência mostra a abordagem educativa utilizando-se do Círculo de Cultura de Paulo Freire, realizado por profissionais da Estratégia Saúde da Família do bairro Alto Alegre, no município de Salitre-CE, de novembro a dezembro de 2014.Para sua realização, utilizou-se do Círculo de Cultura, como metodologia participativa. Inicialmente, reuniu-se com a equipe para planejar as ações a serem desenvolvidas. Em seguida, realizou-se dois encontros, onde se abordou gravidez na adolescência e outros temas geradores, havendo construção de painéis, dinâmicas e músicas de ciranda, finalizando com o Café com Afeto. Os sujeitos sentiram valorizados por discutir suas crenças e valores, contribuindo com sua autonomização e corresponsabilização pelas ações de cuidado imprescindíveis à saúde.

Trabalhar a educação popular em saúde através de Círculos de Cultura potencializa o cuidado e possibilita o alcance de resultados que se traduzem em mais e melhores condições de vida e saúde. Dito isso, utilizar círculos de cultura com adolescentes, constrói-se saberes, transvasa-se ideias, “des-aprende” e “re-aprende”sempre, onde se permite o reconhecimento dos problemas e a atuação individual ou coletiva para solucioná-los.

As práticas educativas problematizadoras e reflexivas para adolescentes têm sido fundamentais, além de trabalhar um tema da vida biológica, cultural, social, desenvolve-se o diálogo, reforçando a autonomia e o empoderamento para realizarem suas escolhas e tomada de decisões no cuidado a saúde e a produção de vida. Desenvolver essas práticas tem ajudado profissionais a refletirem sobre os modos de cuidar, algo que muitas vezes não é tão fácil, pela formação tida e tempo no mundo do trabalho.Os resultados promissores dessa experiência, permite vislumbrar caminhos na melhoria nos serviços ofertados à comunidade, através de ações educativas que proporcionem novas e diversificadas formas de fazer e atuar na saúde. Diante disso, torna-se necessário reforçar investimentos na abordagem educativa através de Círculos de Cultura junto aos adolescentes.Diante disso, faz-se necessário que novos olhares estejam voltados para o fortalecimento da educação popular em saúde junto aos adolescentes, do compromisso de todos que atuam nas Equipes Saúde da Família, a fim de galgar voos mais altos em prol da saúde do(a) adolescente, pois todos que atuam na saúde devem, permanentemente, dar um novo significado ao que vivenciam e pensam.

Principal

Geanne Maria Costa Torres

gmctorres@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Salitre

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Santo Antonio, 413

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Geanne Maria Costa Torres

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 fev 2020

e atualizada em

03 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba