Educação permanente em uma Unidade Básica de Saúde de João Pessoa (PB): um relato de experiência

A Educação Permanente (EP) propicia reflexões sobre o processo de trabalho, uma vez que permite a discussão de temáticas relacionadas ao serviço, viabilizando a construção de conhecimentos através da aprendizagem individual e coletiva (BRASIL, 2018).
As atividades de EP necessitam ser contínuas nos serviços de saúde para qualificação dos profissionais no exercício de suas profissões (Almeida, Bizerril, Saldanha, et al.). A EP, tem ainda como missão despertar a reflexão dos profissionais para suas práticas, aperfeiçoando a sua profissão (Ferreira, Barbosa, Esfoti, et al.).
Nesse contexto, foi realizada uma reciclagem educacional em uma equipe de saúde de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de João Pessoa (PB), com o tema de Calendário Nacional de Imunização da Criança, especificamente para agentes comunitários de saúde (ACS), tendo em vista ser o principal contato da comunidade com a UBS o que potencializa a promoção da saúde da população adscrita e contribui para uma boa adesão aos serviços de imunização.
O presente relato buscou enfatizar a importância dos ACS para a participação da população em ações de imunização, através da busca ativa realizada de forma consciente e informada. E concluir como o ACS pode contribuir com a melhor adesão da população as ações de imunização e porque se faz importante conhecer o Calendário Nacional de Vacinação (CNV).
Trata-se de um relato de experiência realizado por uma enfermeira, em uma UBS, para três ACS. Foram utilizados como recursos: cartolina, lápis, e papel ofício.
A capacitação aconteceu de forma lúdica, através de um jogo. O mesmo foi feito em uma cartolina que continha os nomes dos imunizantes e duas colunas que deveriam ser completas pelos ACS, nessas colunas eles deveriam colocar qual doença/vírus aquela vacina prevenia, e qual a população recomendada (faixa etária) a receber o imunizante, considerando o CNV da criança do Programa Nacional de Imunização (PNI). E no final discutir, em equipe, os erros e acertos dos mesmos.

A ação foi movida diante da dificuldade dos ACS em identificar atrasos vacinais e realizar busca ativa efetiva para imunização na unidade, com a justificativa que o conhecimento sobre vacinas se detém apenas a enfermagem.

Após realização do jogo, e análise em grupo, houve acerto em 90% (noventa por cento) de todas as doenças/vírus que as vacinas previnem. Havendo exceção apenas para tríplice viral que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola, pois confundiram com a tetra viral, que além do sarampo, da caxumba e da rubéola, também previne a varicela. Em contrapartida, em relação a faixa etária os mesmos só atingiram 10% (dez por cento) de acertos, uma vez que só acertaram a vacina BCG que é ofertada ao nascer.
A experiência foi elogiada pelos participantes da capacitação, onde os mesmos enfatizaram que se sentiram participativos no processo de imunização. E reconheceram a necessidade de se apossar dos conhecimentos em relação a vacinação para o melhor processo de trabalho.

A priori, aconselhamos realizar o diagnóstico situacional da sua equipe para que então possa planejar uma ação visando a educação permanente.

Principal

Dayanne Marcelle Guedes Ferreira Menezes

profdayanneguedes@gmail.com

Enfermeiro

Coautores

Dayanne Marcelle Guedes Ferreira Menezes, Miguel Angel Ribera Menezes, Nathália Raíssa Gomes De Oliveira, Carolina Carvalho Nogueira Alves, Ingrid Dantas Vasconcelos Da Silva, Gilcélia Maria Menezes De Ribera

A prática foi aplicada em

João Pessoa

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Unidade de Saúde da Família São Rafael

Rua Arquivista Jonathas Carécas - Castelo Branco, João Pessoa - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Dayanne Marcelle Guedes Ferreira Menezes

Conta vinculada

15 abr 2024

CADASTRO

24 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

12 abr 2024

inicio

12 abr 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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