A campanha “Cidade Limpa” foi criada para conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, promovendo uma mudança cultural nas pessoas. Com a participação das secretarias municipais, busca educar, informar e mobilizar a comunidade, transformando cada cidadão em agente ativo na preservação do meio ambiente. A campanha é uma ação intersetorial voltada para a preservação ambiental e prevenção de doenças, através da limpeza urbana, saneamento e conscientização, alinhado aos princípios do SUS. O objetivo é reduzir os impactos ambientais e sanitários, conscientizando sobre a importância do descarte correto no município de Queimadas-PB e favorecendo a saúde pública. A gestão adequada dos resíduos sólidos é essencial para o saneamento básico e está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam cidades mais limpas e sustentáveis. O descarte inadequado de resíduos pode contaminar o solo e a água, além de aumentar doenças transmitidas por vetores e a proliferação de insetos. Também traz riscos à saúde dos trabalhadores responsáveis pela coleta. Iniciado em março de 2025, a campanha envolve todos os setores da Prefeitura, como saúde, meio ambiente, segurança do trabalhador e vigilância sanitária. As estratégias incluem educação ambiental, políticas públicas eficazes e inovações. O município entende que a conscientização é uma responsabilidade compartilhada entre população, profissionais e gestão.
A campanha tem como objetivo promover a conscientização e educação da população sobre a importância do descarte correto dos resíduos no dia da coleta, garantindo uma cidade limpa, sustentável e com melhores condições sanitárias, contribuindo para a saúde pública e a sustentabilidade. Especificamente, busca melhorar as condições sanitárias e ambientais, prevenindo doenças e a proliferação de vetores; promover a educação ambiental e a conscientização sobre o descarte correto de resíduos; incentivar ações intersetoriais entre saúde, meio ambiente, saneamento básico e outros setores para fortalecer as relações públicas; além de reduzir o acúmulo de resíduos e eliminar focos de vetores de doenças, como o Aedes aegypti.
O estudo adotou uma abordagem descritiva, baseada em metodologia intersetorial e participativa. A campanha teve início em março de 2025, com ações educativas, fiscalizações e sensibilização da população, envolvendo diversos setores públicos de Queimadas-PB.
Foram mobilizadas as Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Educação, Planejamento e Infraestrutura, além da Assessoria de Mídias e Comunicação.
As ações incluíram materiais informativos como folders, cartazes e vídeos sobre coleta de resíduos, além de atividades educativas em escolas e unidades de saúde. Líderes comunitários reforçaram a importância do descarte consciente, enquanto agentes de vigilância atuaram em comércios e colaboradores da segurança do trabalho orientaram trabalhadores da coleta.
A infraestrutura garantiu a limpeza contínua dos espaços públicos, e a Secretaria de Planejamento otimizou os serviços de coleta. A sinalização de pontos de descarte correto foi ampliada. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente integrou o projeto de reciclagem para auxiliar catadores. Já as Secretarias de Saúde e Educação uniram esforços para levar informações às famílias.
A necessidade de aprimorar a destinação dos resíduos sólidos em Queimadas-PB motivou a realização de uma campanha intersetorial. Observou-se a oportunidade de fortalecer a conscientização da população sobre o descarte correto, otimizar a coleta e melhorar a limpeza urbana, contribuindo para a saúde pública e a sustentabilidade do município.
A campanha obteve resultados positivos por meio das ações implementadas, ocorrendo assim, a promoção da saúde pública e sustentabilidade. A limpeza urbana e a gestão adequada de resíduos reduziram riscos sanitários e melhoraram a qualidade de vida da população e dos trabalhadores da coleta.
Observou-se uma melhoria significativa nas condições sanitárias e ambientais do município, principalmente no comércio, em que através das ações de conscientização foi possível verificar que os comerciantes conseguiram descartar o resíduo corretamente em horários propícios do caminhão coletor, bem como alguns se disponibilizaram a doar os papelões para os catadores de material reciclável. Ações de fiscalização e mutirões de limpeza diminuíram pontos de descarte irregular e eliminaram focos de proliferação de vetores, prevenindo doenças. As mídias, outdoor e placas informativas intensificaram ainda mais essas ações.
As campanhas educativas, realizadas nas escolas ampliaram a conscientização sobre o descarte correto de resíduos. Sendo assim, a intersetorialidade de extrema importância no processo como um todo. A cooperação entre saúde, meio ambiente, saneamento e outras áreas fortaleceu as relações públicas e integrou esforços na gestão e coleta dos resíduos sólidos urbanos. Ressalta-se também que o setor de planejamento e infraestrutura incluiu a sonorização do caminhão coletor, o que facilita para que as pessoas coloquem os resíduos no horário correto.
Prefeitura Municipal - Rua João Barbosa da Silva - Centro, Queimadas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO