A APS é a porta de entrada para o sistema de saúde e tem como princípios a acessibilidade, a longitudinalidade do cuidado e a integralidade. Dessa forma, os profissionais da Atenção primária, tem um papel essencial na identificação, no encaminhamento e no cuidado dessas crianças, atuando como porta de entrada para o sistema de saúde.
O município de Areia de Baraúnas iniciou em setembro de 2022, um projeto na Atenção Primária com foco no autismo, direcionado a crianças diagnosticadas com autismo, TDAH e outras condições neurodivergentes. Foi constatado o número crescente de crianças neurodivergentes no município, e as dificuldades das famílias em encontrarem tratamento específico e adequados para os seus filhos, visto que em cidades maiores a fila de espera é imensa para esses casos, além das dificuldades de as famílias saírem do seu lar, deixando os afazeres, filhos e compromissos para irem em busca de um tratamento.
O projeto realizado pelo município, conta com uma equipe multidisciplinar
composta por psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, neuropsicopedagogo e médico psiquiatra, o que possibilita um atendimento diferenciado e de alta qualidade. Mesmo sendo um município de pequeno porte, essa iniciativa tem se destacado e se tornado referência para cidades vizinhas.
OBJETIVO
Esse projeto tem como objetivo descrever e analisar a importância do cuidado primário à saúde, aliado ao trabalho da equipe multiprofissional na atenção às crianças com autismo no município. Busca-se identificar as estratégias de intervenção, mostrando que é possível prestar um serviço de qualidade de vida e do desenvolvimento das crianças, bem como no fortalecimento do sistema de saúde municipal.
O projeto envolve crianças de até 12 anos, que apresentam alterações no funcionamento cognitivo, comportamental e neurológico. Possuem características e sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento, como
dificuldades na fala, na aprendizagem, no comportamento e isolamento social. O projeto conta com 40 crianças no total. A metodologia adotada seguiu as seguintes etapas:
– Mapeamento da Rede de Saúde: Identificação de lacunas na assistência às crianças neurodivergentes e levantamento dos serviços necessários para o atendimento.
– Contratação de profissionais: Foram contratados profissionais capacitados para atuar nessa demanda específica, no intuito de prestar um serviço com uma abordagem técnica, integral e humanizada no cuidado primário.
– Implementação de um protocolo de atendimento: As crianças são acompanhadas por meio de terapias com psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, nutricionista, fisioterapia e psiquiatra, de acordo com a necessidade. Esses pacientes são acompanhados quinzenalmente ou semanalmente até o momento da sua alta ou desistência.
– Acompanhamento das Famílias: Durante o ano de 2024, ao observar a necessidade de um lugar de acolhimento para as mães das crianças acompanhadas, foi elaborado e executado um grupo Terapêutico para as mães, intitulado Teia Materna os encontros ocorriam mensamente e tinha como finalidade trabalhar as vivências.
– Atividades Extras: Cine Diversidade, oficina sensorial, oficinas de recreação, cineterapia e oficina nutricional.
Para avaliar a efetividade das ações, utiliza-se os indicadores de atendimento por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) que informa a quantidade de crianças atendidas e frequência dos atendimentos.
Outro ponto importante tem sido a comparação de dados, onde a análise de indicadores antes e depois da implementação do projeto pode mensurar seu impacto na saúde infantil do município. Vale ressaltar que existe uma fila de espera para os atendimentos, o que demonstra uma total adesão da população ao projeto.
Por fim, espera-se que essa experiência sirva de modelo para outras pequenas cidades do interior que enfrentam desafios semelhantes no atendimento a essa população, pois promove um cuidado mais inclusivo e acessível as crianças contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as diferenças sejam respeitadas e valorizadas.
Conclui-se, que a implementação do cuidado primário para crianças neurodivergentes em Areia de Baraúnas, por meio da atuação da Equipe Multidisciplinar, se mostra essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente. O projeto permitiu trabalhar as lacunas existentes na assistência à saúde da criança, garantindo um atendimento contínuo. Além disso, a inclusão das famílias como parte ativa do processo contribui para um suporte mais amplo, eficaz e adaptável.
Rua Valdeci Sáles, Areia de Baraúnas - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO