O CUIDADO PRIMÁRIO E EQUIPE MULTIDICIPLINAR PARA CRIANÇAS NEURODIVERGENTES EM AREIA DE BARAÚNAS

A APS é a porta de entrada para o sistema de saúde e tem como princípios a acessibilidade, a longitudinalidade do cuidado e a integralidade. Dessa forma, os profissionais da Atenção primária, tem um papel essencial na identificação, no encaminhamento e no cuidado dessas crianças, atuando como porta de entrada para o sistema de saúde.
O município de Areia de Baraúnas iniciou em setembro de 2022, um projeto na Atenção Primária com foco no autismo, direcionado a crianças diagnosticadas com autismo, TDAH e outras condições neurodivergentes. Foi constatado o número crescente de crianças neurodivergentes no município, e as dificuldades das famílias em encontrarem tratamento específico e adequados para os seus filhos, visto que em cidades maiores a fila de espera é imensa para esses casos, além das dificuldades de as famílias saírem do seu lar, deixando os afazeres, filhos e compromissos para irem em busca de um tratamento.
O projeto realizado pelo município, conta com uma equipe multidisciplinar
composta por psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, neuropsicopedagogo e médico psiquiatra, o que possibilita um atendimento diferenciado e de alta qualidade. Mesmo sendo um município de pequeno porte, essa iniciativa tem se destacado e se tornado referência para cidades vizinhas.

OBJETIVO

Esse projeto tem como objetivo descrever e analisar a importância do cuidado primário à saúde, aliado ao trabalho da equipe multiprofissional na atenção às crianças com autismo no município. Busca-se identificar as estratégias de intervenção, mostrando que é possível prestar um serviço de qualidade de vida e do desenvolvimento das crianças, bem como no fortalecimento do sistema de saúde municipal.

O projeto envolve crianças de até 12 anos, que apresentam alterações no funcionamento cognitivo, comportamental e neurológico. Possuem características e sintomas de transtornos do neurodesenvolvimento, como
dificuldades na fala, na aprendizagem, no comportamento e isolamento social. O projeto conta com 40 crianças no total. A metodologia adotada seguiu as seguintes etapas:
– Mapeamento da Rede de Saúde: Identificação de lacunas na assistência às crianças neurodivergentes e levantamento dos serviços necessários para o atendimento.
– Contratação de profissionais: Foram contratados profissionais capacitados para atuar nessa demanda específica, no intuito de prestar um serviço com uma abordagem técnica, integral e humanizada no cuidado primário.
– Implementação de um protocolo de atendimento: As crianças são acompanhadas por meio de terapias com psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, nutricionista, fisioterapia e psiquiatra, de acordo com a necessidade. Esses pacientes são acompanhados quinzenalmente ou semanalmente até o momento da sua alta ou desistência.
– Acompanhamento das Famílias: Durante o ano de 2024, ao observar a necessidade de um lugar de acolhimento para as mães das crianças acompanhadas, foi elaborado e executado um grupo Terapêutico para as mães, intitulado Teia Materna os encontros ocorriam mensamente e tinha como finalidade trabalhar as vivências.
– Atividades Extras: Cine Diversidade, oficina sensorial, oficinas de recreação, cineterapia e oficina nutricional.

Para avaliar a efetividade das ações, utiliza-se os indicadores de atendimento por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) que informa a quantidade de crianças atendidas e frequência dos atendimentos.
Outro ponto importante tem sido a comparação de dados, onde a análise de indicadores antes e depois da implementação do projeto pode mensurar seu impacto na saúde infantil do município. Vale ressaltar que existe uma fila de espera para os atendimentos, o que demonstra uma total adesão da população ao projeto.
Por fim, espera-se que essa experiência sirva de modelo para outras pequenas cidades do interior que enfrentam desafios semelhantes no atendimento a essa população, pois promove um cuidado mais inclusivo e acessível as crianças contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as diferenças sejam respeitadas e valorizadas.

Conclui-se, que a implementação do cuidado primário para crianças neurodivergentes em Areia de Baraúnas, por meio da atuação da Equipe Multidisciplinar, se mostra essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente. O projeto permitiu trabalhar as lacunas existentes na assistência à saúde da criança, garantindo um atendimento contínuo. Além disso, a inclusão das famílias como parte ativa do processo contribui para um suporte mais amplo, eficaz e adaptável.

Principal

Gislanny da Silva Araújo

gislannynutri@gmail.com

Coordenadora da Atenção Primária

Coautores

Gislanny da Silva Araújo; Iohana Lustosa de A. Firmino; Ibérica Edna de Lima Nóbrega.

A prática foi aplicada em

Areia de Baraúnas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Valdeci Sáles, Areia de Baraúnas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gislanny da Silva Araújo

Conta vinculada

15 abr 2025

CADASTRO

15 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io