A atenção primária à saúde (APS) desempenha um papel essencial na promoção da saúde e na prevenção de doenças, sendo a principal porta de entrada para o sistema de saúde. para garantir a eficácia dos serviços prestados, é fundamental estabelecer metas e indicadores que possibilitem o monitoramento do desempenho e a melhoria contínua das ações.
Objetivo geral
. identificar e avaliar estratégias que contribuam para o alcance das metas e indicadores da aps, promovendo melhorias na gestão e na qualidade dos serviços.
Objetivos específicos
• analisar os principais desafios no cumprimento dos indicadores da aps.
• identificar boas práticas e estratégias adotadas por unidades de saúde com bom desempenho.
• avaliar o impacto de ações de capacitação e monitoramento no desempenho das equipes.
• propor recomendações para otimizar o alcance das metas da aps.
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo foi realizado na cidade de São Domingos- PB, utilizando com amostra as duas unidades de saúde, uma na zona foram utilizados os seguintes métodos: revisão bibliográfica com levantamento de literatura sobre estratégias de gestão na aps e boas práticas para o alcance de indicadores, análise de dados de indicadores do primeiro trimestre de 2025 com avaliação de relatórios de desempenho das duas unidades de saúde do município de São Domingos- PB. Foram realizadas reuniões mensais com os profissionais da APS para identificar dificuldades e possíveis soluções assim como uso de ferramenta digital para monitoramento dos indicadores.
O alcance das metas pode ser desafiador devido a diversos fatores, como limitações de recursos, dificuldades na gestão e adesão dos usuários aos serviços ofertados. Por este motivo este estudo busca analisar e propor estratégias eficazes para o cumprimento das metas e indicadores da APS, contribuindo para o aprimoramento da gestão e da qualidade assistencial.
Os resultados evidenciaram que as duas unidades de saúde melhoraram seus desempenhos após adotarem estratégias como:
– tecnologias para monitoramento do desempenho, uso de tecnologias da informação para registro, análise e monitoramento dos dados em tempo real, capacitação contínua das equipes para aprimoramento das práticas assistenciais através das reuniões mensais de planejamento, estabelecimento de parcerias de Interprofissionais na saúde como profissionais da Emulti, profissionais do programa de incentivo a atividade física para ampliação da cobertura e acesso aos serviços e desenvolvimento de estratégias de educação em saúde para engajamento da população na prevenção de doenças.
Os achados do estudo demonstram que o sucesso no alcance das metas e indicadores está diretamente relacionado à gestão eficiente, à capacitação das equipes e à adoção de tecnologias para monitoramento do desempenho. a implementação de estratégias inovadoras e a valorização da intersetorialidade são fundamentais para melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantir a satisfação dos usuários. recomenda-se que gestores da APS invistam em capacitação contínua, aprimoramento dos sistemas de informação e tecnologia e fortalecimento das ações de educação em saúde como estratégias essenciais para atingir os objetivos estabelecidos.
São Domingos de Pombal, São Domingos - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO