AÇÕES DE VIGILANCIA EM SAÚDE PARA CONTROLE POPULACIONAL DE ANIMAIS DE RUA EM VISTA SERRANA – PB.

Embora o abandono de animais seja crime, previsto pela lei federal n° 9605/98, esta prática é muito comum, estima-se que 75% da população de cães e gatos do mundo estejam nas ruas. tal situação acarreta problemas de saúde e segurança pública, já que animais errantes podem transmitir zoonoses e provocar acidentes, e problemas de proteção e bem-estar animal, pois cães e gatos errantes vivem em situações inadequadas e são vítimas de maus tratos. entendendo que a superpopulação de animais de rua é um problema de saúde pública que pode acarretar impactos ambientais, riscos sanitários e sofrimento animal, a castração apresenta-se como uma alternativa eficaz no controle populacional de cães e gatos, pois colabora com a redução da natalidade sem agredir os direitos e bem-estar animal. a conscientização de que a esterilização cirúrgica se faz necessário, aliada a uma campanha séria de controle populacional, propicia maior tranquilidade ao futuro dos animais, evitando dor, fome e sofrimento.
objetivo geral:
reduzir a taxa de reprodução descontrolada entre animais abandonados;
objetivos específicos:
avaliar o impacto da castração no controle populacional de cães e gatos de rua.
diminuir a incidência de zoonoses e problemas de saúde pública associados à superpopulação animal;
conscientizar a população sobre a importância da castração como medida preventiva;
monitorar a recuperação e os benefícios pós-operatórios dos animais castrados.
a cidade de vista serrana-pb, está localizada no sertão paraibano e possui atualmente uma população de 3.642hab(ibge- 2022). através da inauguração da clínica veterinária municipal, iniciamos a busca ativa dos animais através das visitas em várias áreas da cidade, com o intuito de fazer um diagnóstico prévio da situação e do número aproximado de cães e gatos abandonados. os filhotes encontrados nas ruas foram tratados e encaminhados para adoção através das redes sociais da secretaria de saúde e ong´s. realizamos procedimentos de orquiectomia nos machos e ovário-histerectomia (oh) nas fêmeas, totalizando 132 procedimentos do período de maio/2024 a março/2025 em cães e gatos. o acompanhamento pós-cirúrgico é realizado por um período de 8 a 15 dias para avaliar complicações e recuperação. dados sobre comportamento, saúde e impactos na população local foram coletados por meio de entrevistas com os veterinários, moradores e voluntários. os questionários foram aplicados na cidade nos dias 03 a 07 de março de 2025, de forma individual em localidades identificadas inicialmente onde haviam grande população de animais abandonados. foram realizadas 75 entrevistas com o intuito de avaliar a atuação do projeto na cidade.

O município de vista serrana vinha enfrentando uma série de problemas de vigilância em saúde devido a grande quantidade de animais de rua abandonados, com registros de ataques desses animais a moradores assim como a animais nas fazendas causando óbitos de bovinos, o que gerou um outro problema que foi pessoas envenenando os cães de rua para evitar os ataques nas suas fazendas. Por essa razão a gestão decidiu implantar no segundo semestre de 2024 com recursos próprios, o programa de castração de animais de rua através da implantação do serviço de uma clínica veterinária municipal. a castração surge então como uma estratégia eficaz e ética para o controle populacional, evitando o crescimento desordenado e promovendo o bem-estar animal através de acolhimento desses animais e a implantação do programa de adoção destes.

Os resultados do estudo demonstram em 1 ano do projeto foram realizadas 132 castrações, destas 80 em fêmeas, o que reduz o número de nascimentos, considerando que os animais não castrados teriam 2 gestações de 5 filhotes cada para cadelas e 4 gestações de 3 filhotes cada para gatas. 80% dos entrevistados confirmam que a castração contribuiu para minimizar comportamentos agressivos e territoriais dos animais. ao perguntar sobre a conscientização sobre a importância da castração como ferramenta para o controle populacional o resultado foi de 100% de aprovação positiva. 90% dos entrevistados não sabiam informar o que significa a palavra zoonose e o que pode causar. entre os benefícios obtidos com a castração dos animais, relatados pelos entrevistados, os mais citados foram os fatos de não terem cio, não poderem mais reproduzir e reduzir a agressividade e brigas dos animais.

A castração de animais de rua demonstrou ser uma estratégia eficaz para o controle populacional e melhoria das condições sanitárias da comunidade. além de reduzir o número de animais abandonados, a iniciativa trouxe benefícios para a saúde pública e bem-estar animal. recomenda-se a ampliação de programas de castração e ações educativas contínuas para garantir resultados sustentáveis a longo prazo.

Principal

Wilma Cristina de Assis Nóbrega

wilmacnobrega@gmail.com

técnica da gestão municipal

Coautores

Wilma Cristina de Assis Nóbrega - Autora Maria do Socorro Garcia da Nóbrega - Coautora Joyce Nóbrega Dantas - Coautora

A prática foi aplicada em

Vista Serrana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Abílio García de Araújo, Vista Serrana - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Wilma Cristina de Assis Nóbrega

Conta vinculada

15 abr 2025

CADASTRO

15 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

09 maio 2024

inicio

08 mar 2025

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io