FORMAÇÃO HUBCRIE: AMPLIAÇÃO DO ACESSO AOS IMUNOBIOLÓGICOS ESPECIAIS PELO SUS

APRESENTAÇÃO

O município de Campina Grande adotou a Estratégia Saúde da Família (ESF), desde 1994, como modelo de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada do sistema. A ampliação da APS alcançou 100 % de cobertura em 2024 e conta atualmente com 203 Equipes de Saúde da Família (eSF). Neste cenário, cabe ressaltar a alta capilaridade de serviços de vacinação contemplando desde a APS, maternidades, salas de vacina intrahospitalar (Casa da Vacina) e ponto de vacinação extramuros (terminal de integração).
Frente ao acompanhamento rigoroso de pessoas com condições clínicas especiais, feito pela ESF, com necessidade de proteção de doenças imunopreveníveis e aliado ao projeto HUBCRIE, foi iniciado um processo de capacitação tutorada no ano de 2024 com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para estimulá-los à prescrição dessas vacinas conforme indicação do Programa Nacional de Imunização (PNI).

OBJETIVO

Qualificar os profissionais da rede municipal sobre os imunobiológicos especiais disponíveis no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para ampliação do acesso dos públicos elegíveis.

METODOLOGIA

A formação foi desenvolvida para ofertar a alguns profissionais da rede municipal informações sobre as vacinas e demais Imunobiológicos especiais do CRIE para que mais pessoas tenham acesso a esse serviço. As atividades do curso foram disponibilizadas em uma plataforma on-line através do site https://hubcrie.org.br/ dentro da configuração de um curso tutorado contemplando médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A cerca dos critérios de escolha, foram inseridos à participação médicos com residência do Programa de Medicina de Família e Comunidade (MFC) e/ou Pediatria e enfermeiros vinculados às UBS`s que sediavam o programa de residência médica no município, além de alguns profissionais do Centro Municipal de Infectologia – CTA/SAE.
O referido curso teve início em 09 de julho de 2024 e encerrou-se em setembro do mesmo ano, no formato híbrido com os módulos EAD pela plataforma do HUBCRIE, além de quatro (4) encontros presenciais e atividades de Aprendizagem Autodirigida (AAD) totalizando 42 horas.
O plano de ensino do curso e as atividades a serem realizadas foram pactuados nas oficinas técnicas, com base nos Termos de Referência (TR) previamente elaborados e os procedimentos de avaliação da aprendizagem pensados a partir da realidade da rede de saúde do município.

A necessidade de qualificar os profissionais da rede de saúde sobre as vacinas e demais Imunobiológicos especiais do CRIE. A perspectiva é que os trabalhadores do SUS ampliassem o acesso através das prescrições dos imunobiológicos para pessoas com condições clínicas especiais, protegendo-as das doenças imunopreveníveis.

Após a realização do curso HUBCRIE, houve um aumento significativo das solicitações de imunobiológicos especiais, ampliando o acesso aos pacientes que possuem condições clínicas elegíveis, conforme preconizado pelo PNI, através do CRIE e garantindo o direito a proteção com imunizantes especiais.
O total de profissionais inscritos no curso do projeto HUBCRIE foram 72, sendo 43 médicos, 27 enfermeiros, um estudante da residência multiprofissional e um técnico de enfermagem. Destes, 54 profissionais finalizaram todas as etapas do curso e foram certificados. O projeto possibilitou contratar dois tutores que atuam na rede de saúde municipal com ampla experiência em Imunobiológicos Especiais e no PNI, para apoiar os cursistas no curso e na implementação do projeto no município.
Outrossim, foi instituído e implantado o fluxo municipal para solicitação de imunobiológicos especiais, no qual os profissionais solicitantes podem encaminhar os pacientes com os formulários e receitas exigidas para aquisição das vacinas especiais de forma presencial para “Casa da Vacina” (Hospital Municipal Pedro I) e/ou Rede de Frio Municipal, além de enviá-los por 1doc (plataforma oficial para comunicação dos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Campina Grande), ampliando as possibilidades de solicitações e qualificação do acesso. Também foram elaborados pelos tutores e cursistas outros materiais de relevância para imunização durante o desenvolvimento do curso.

O HUBCRIE em Campina Grande impactou positivamente para a ampliação dos imunobiológicos especiais, tendo aumentando no mês anterior ao curso (junho/2024) de 68 para 132 solicitações no mês em que foi iniciado o curso (julho/2024) tendo desde então um crescimento progressivo nas prescrições de vacinas especiais.
Destaca-se que o total de prescrições de Imunobiológicos Especiais foi de 380 no período de janeiro a junho de 2024 atingindo a média de aproximadamente 63 solicitações mensais. Havendo no período de julho a dezembro de 2024 a elevação para 794 solicitações, com a média de aproximadamente 132 solicitações por mês, evidenciando um aumento superior da média de 100%. Entre os imunobiológicos disponibilizados pelo CRIE o mais solicitado é a vacina pneumocócica 23.
A partir das ações apresentadas, o projeto HUBCRIE se somou aos esforços realizados no município para aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros da APS, a respeito dos Imunobiológicos Especiais disponíveis no CRIE. Sendo esta experiência exitosa, cabe ser replicada em outros municípios.

Palavras-chave: Hubcrie; Acesso; Imunobiológicos Especiais.

autor Principal

Samira Emanuele de Azevedo Luna

samiraemanuele22@gmail.com

Coordenação Municipal de Imunização

Coautores

Samira Emanuele de Azevedo Luna; Laudeci Brito Batista; Geuma Ângela Cavalcanti Marques; Maria Jeanette Oliveira da Silveira; Jhonatan Mckael Nascimento Silva; Maria Núbia Oliveira; ana Cristina Rodrigues Luna e Silva; César Moreira Gomes; Rafael de Araújo Melo; Tânia Maria Nascimento Jerônimo; Sedna Asmir Santos Barreto

A prática foi aplicada em

Campina Grande

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde Campina Grande - Avenida Jornalista Assis Chateaubriand - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Samira Emanuele de Azevedo Luna

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

10 jun 2024

inicio

31 dez 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io