Olá,

Visitante

Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB

Através dos atendimentos e dispensação das fórmulas e suplementos alimentares na farmácia básica de Queimadas/PB foi observado uma maior necessidade na erradicação de dúvidas e esclarecimentos a respeito dos insumos entregues a população atendida (prematuros, crianças até 2 anos, APLV, pacientes oncológicos e portadores de deficiência).

Objetivo Geral: Apresentar as medidas e resultados do município de Queimadas/PB quanto ao interesse primordial da área da saúde: atendimento seguro e eficaz aos pacientes atendidos na Farmácia Básica.

Objetivos Específicos:
– Promover segurança e conhecimento ao profissional prestador do atendimento.
– Garantir a seguridade ao usuário quanto a dispensação e orientações corretas referentes ao uso da fórmula/suplemento.
– Assegurar a prudência e tratamento eficaz visando melhor qualidade de vida ao paciente.

Através dos atendimentos e dispensação das fórmulas e suplementos alimentares na farmácia básica de Queimadas foi observado uma maior necessidade na erradicação de dúvidas e esclarecimentos a respeito dos insumos entregues a população atendida (prematuros, crianças até 2 anos, APLV, pacientes oncológicos e portadores de deficiência). Diante disso, em maio de 2023, houve a síntese de um projeto que objetivasse treinamento e aperfeiçoamento de qualidade a equipe de atendimento da farmácia juntamente com as profissionais da área de nutrição e fonoaudiologia do município. Tal projeto contou com a parceria do Centro Universitário – UNIFACISA que sediou o evento e participou da qualificação ao inserir os alunos do curso de nutrição no treinamento.

Através da busca por conhecimento e por maior qualidade e segurança no atendimento a população foi possível demonstrar que a farmácia é, de fato, um estabelecimento de saúde e que deve ser sempre inserida nas temáticas que envolvem o paciente de forma ampla e geral. A atividade realizada entre a farmacêutica e as nutricionistas possibilitou melhorias não só quanto a equipe do município mas também o cuidado e atenção ao paciente que é o maior objetivo do nosso trabalho. O trabalho em equipe nos permitiu e permite agilidade e promoção da saúde, além de estruturar as fórmulas e suplementos disponibilizados pelo município de Queimadas garantindo de forma mensal a atenção e cuidado ao usuário. A experiência exitosa também proporcionou uma parceria do município de Queimadas com uma das referências em faculdades de Campina Grande que também demonstrou interesse e abertura para projetos futuros, visto que, possuímos em comum a garantia de um atendimento humanizado e de qualidade. Atualmente, a farmácia básica de Queimadas continua a dispensação das fórmulas e suplementos com mais segurança, agilidade no atendimento e integralidade.

O município de Queimadas/PB conta com um protocolo bem definido e revisado pela equipe multiprofissional a cada trimestre que consiste em: recebimento do laudo médico (pediatra, gastroenterologista ou oncologista), recebimento do laudo nutricional e avaliação da assistente social para cadastramento, solicitação de compra (licitação) e recebimento na Farmácia Básica. Tendo em vista a responsabilidade do setor Farmácia Básica para a população e constantes conversas com o setor de nutrição, sintetizou-se o projeto: Capacitação de Farmácia e Nutrição – Para além do básico, através dele, foi possível unir a gestão de qualidade de Queimadas ao Centro Universitário – UNIFACISA que corroborou com a ação e também permitiu maior e melhor acesso a informação idealizada pela profissional farmacêutica e nutricionistas do município.

Principal

Tássya Rebecka Neves Araújo

tassyarebecka2712@gmail.com

Farmacêutica Coordenadora

Coautores

TÁSSYA REBECKA NEVES ARAÚJO JÔZIENE FERREIRA DA SILVA THAUANNA DE SOUZA SILVA

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Rubens Lopes, S/N - Centro - Queimadas/PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Tássya Rebecka Neves Araújo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

26/03/2024

Fim da Execução

27/04/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos