Olá,

Visitante

Aperfeiçoamento e segurança: impacto do trabalho multiprofissional na farmácia básica de Queimadas/PB

Através dos atendimentos e dispensação das fórmulas e suplementos alimentares na farmácia básica de Queimadas/PB foi observado uma maior necessidade na erradicação de dúvidas e esclarecimentos a respeito dos insumos entregues a população atendida (prematuros, crianças até 2 anos, APLV, pacientes oncológicos e portadores de deficiência).

Objetivo Geral: Apresentar as medidas e resultados do município de Queimadas/PB quanto ao interesse primordial da área da saúde: atendimento seguro e eficaz aos pacientes atendidos na Farmácia Básica.

Objetivos Específicos:
– Promover segurança e conhecimento ao profissional prestador do atendimento.
– Garantir a seguridade ao usuário quanto a dispensação e orientações corretas referentes ao uso da fórmula/suplemento.
– Assegurar a prudência e tratamento eficaz visando melhor qualidade de vida ao paciente.

Através dos atendimentos e dispensação das fórmulas e suplementos alimentares na farmácia básica de Queimadas foi observado uma maior necessidade na erradicação de dúvidas e esclarecimentos a respeito dos insumos entregues a população atendida (prematuros, crianças até 2 anos, APLV, pacientes oncológicos e portadores de deficiência). Diante disso, em maio de 2023, houve a síntese de um projeto que objetivasse treinamento e aperfeiçoamento de qualidade a equipe de atendimento da farmácia juntamente com as profissionais da área de nutrição e fonoaudiologia do município. Tal projeto contou com a parceria do Centro Universitário – UNIFACISA que sediou o evento e participou da qualificação ao inserir os alunos do curso de nutrição no treinamento.

Através da busca por conhecimento e por maior qualidade e segurança no atendimento a população foi possível demonstrar que a farmácia é, de fato, um estabelecimento de saúde e que deve ser sempre inserida nas temáticas que envolvem o paciente de forma ampla e geral. A atividade realizada entre a farmacêutica e as nutricionistas possibilitou melhorias não só quanto a equipe do município mas também o cuidado e atenção ao paciente que é o maior objetivo do nosso trabalho. O trabalho em equipe nos permitiu e permite agilidade e promoção da saúde, além de estruturar as fórmulas e suplementos disponibilizados pelo município de Queimadas garantindo de forma mensal a atenção e cuidado ao usuário. A experiência exitosa também proporcionou uma parceria do município de Queimadas com uma das referências em faculdades de Campina Grande que também demonstrou interesse e abertura para projetos futuros, visto que, possuímos em comum a garantia de um atendimento humanizado e de qualidade. Atualmente, a farmácia básica de Queimadas continua a dispensação das fórmulas e suplementos com mais segurança, agilidade no atendimento e integralidade.

O município de Queimadas/PB conta com um protocolo bem definido e revisado pela equipe multiprofissional a cada trimestre que consiste em: recebimento do laudo médico (pediatra, gastroenterologista ou oncologista), recebimento do laudo nutricional e avaliação da assistente social para cadastramento, solicitação de compra (licitação) e recebimento na Farmácia Básica. Tendo em vista a responsabilidade do setor Farmácia Básica para a população e constantes conversas com o setor de nutrição, sintetizou-se o projeto: Capacitação de Farmácia e Nutrição – Para além do básico, através dele, foi possível unir a gestão de qualidade de Queimadas ao Centro Universitário – UNIFACISA que corroborou com a ação e também permitiu maior e melhor acesso a informação idealizada pela profissional farmacêutica e nutricionistas do município.

Principal

Tássya Rebecka Neves Araújo

tassyarebecka2712@gmail.com

Farmacêutica Coordenadora

Coautores

TÁSSYA REBECKA NEVES ARAÚJO JÔZIENE FERREIRA DA SILVA THAUANNA DE SOUZA SILVA

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Rubens Lopes, S/N - Centro - Queimadas/PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Tássya Rebecka Neves Araújo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

26/03/2024

Fim da Execução

27/04/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Manipulação de Fórmulas Farmacêuticas Fitoterápicas (Farmácia Viva do SUS Tipo Iii)
Minas Gerais
Práticas
Impacto da Atenção Farmacêutica na Atenção Básica no Munícipio de São Bentinho – Pb
Paraíba
Práticas
A organização da Assistência Farmacêutica Municipal no Âmbito do Ceaf e Seu Impacto no Acesso de Medicamentos
Rio de Janeiro
Práticas
Cultivo e Uso de Plantas Medicinais no Município de Quissam㠖 Rj
Rio de Janeiro
Práticas
O Planejamento Estratégico Situacional Como Ferramenta de Gestão para Qualificação da Assistência Farmacêutica no Município de Canguçu/Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Projeto Farmácia Emergencial
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Cuidar da Nossa Gente
Rio de Janeiro
Práticas
A Estruturação da Assistência Farmacêutica no SUS Volta Redonda Como Estratégia do Protagonismo Farmacêutico no Cuidado e os Benefícios para a População.
Rio de Janeiro
Práticas
Arranjo Produtivo Local – Apl e a Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Único de Saúde do Município de Toledo
Paraná
Práticas
Atuação das equipes de saúde na campanha de conscientização da automedicação e descarte consciente de medicamentos no município de Nova Olinda do Norte (AM)
Amazonas
2 / 41234