A integração da atenção básica com outros setores no enfrentamento ao uso abusivo do álcool e outras drogas em Apiacás (MT)

O município de Apiacás está localizado a 1.050 Km da capital Cuiabá e possui uma população estimada de 9.979 habitantes (IBGE/2018). A rede de assistência do SUS é composta por: 03 Equipes de Saúde da Família (ESF), 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Tipo 3, 1 Unidade Descentralizada de Reabilitação, 1 Hospital de Pequeno Porte (com laboratório, Raio X e USG) e Vigilância em Saúde. Nos últimos cinco anos o município vem apresentando um crescimento alarmante do uso de álcool e outras drogas, principalmente entre adolescentes e adultos jovens, tornando-se um importante problema social. Nesse contexto, a Atenção Básica está sendo considerada como uma das principais portas de entrada do dependente químico seja pela detecção ou por encaminhamentos de outros setores (educação, cultura, segurança e assistência social), primando pelo desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos.

Apresentar as ações e serviços de saúde planejados e executados pela Equipe de Atenção Básica de forma integrada com os demais setores da saúde, educação, cultura, segurança e assistência social no combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas, al Nesse trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, assim como a pesquisa de campo para fundamentação do objeto de estudo, empregando o método qualitativo através de atividades desenvolvidas nas escolas, atendimentos individuais nas ESF, abordagem familiar em domicílio e reuniões intersetoriais para monitoramento e avaliação dos casos e das ações.

Foram realizadas 28 Oficinas de prevenção às Drogas, no período de três meses nas escolas estaduais (Portal da Amazônia e Vinícius de Moraes) e municipais (Paulo Freire e no Arumã), tendo a participação de 1.396 alunos no acompanhamento semanal pelas equipes de saúde da família e Nasf de 07 dependentes químicos com abordagem familiar. Encaminhamento dos dependentes para acompanhamento psiquiátrico e psicoterapia dos 07 casos acompanhados, 28% (02 casos) estão em recuperação. Apresentam retorno da autoestima, melhorias na condição de saúde e fortalecimento do vínculo familiar e retorno ao convívio familiar das crianças que estavam abrigadas dos 02 casos em recuperação. Fortalecimento das ESF e Nasf no desenvolvimento das ações. O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo que aflige a humanidade, tornando a pessoa-usuária dependente de substâncias que destroem sua própria saúde, causando sofrimento à família e prejuízos à sociedade. Diante do aumento no número de pessoas atendidas e famílias em risco pelo uso de drogas, a equipe de Atenção Básica de Apiacás iniciou o trabalho de educação preventiva e sensibilização da sociedade sobre os malefícios do uso dessas substâncias.

Principal

Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa

fplspessoa@bol.com.br

Coautores

Bruna Baumann, Caroline Álvares Torres, Josiane Gonçalves, Priscila De Oliveira Combinato, Sílvia Arantes Siqueira

A prática foi aplicada em

Apiacás

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Apiacás (MT)

Rua Campo Grande, 10, Apiacás - MT, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fabiana Patrícia Leocádio Soares Pessoa

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas