Olá,

Visitante

SUS de Araruama: destaque para o agente comunitário no combate à dengue

Leitura: < 1 minuto
Imagem da campanha do Ministério da Saúde de combate à dengue

Como estratégia de combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, do Zika vírus e da febre amarela urbana, as chamadas arboviroses, o SUS de Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, promoveu a capacitação dos seus agentes comunitários de saúde (ACS). Esses profissionais são essenciais no atual contexto de avanço da dengue, pois atuam diretamente na casa dos usuários, tendo mais acesso às ações de prevenção de doenças e agravos.

O objetivo da iniciativa, que se dá por meio de rodas de conversa, com a mediação dos agentes de combate às endemias, é fortalecer a comunicação com a população, para maior efetividade das ações de prevenção da dengue. Nos encontros, por meio das metodologias ativas de aprendizagem, como a problematização e a pesquisa de campo, são abordados temas como identificação dos sintomas das arboviroses, medidas de prevenção e estratégias de comunicação com a população.

Sob o título O agente comunitário de saúde e a integralidade do cuidado no controle das arboviroses, esta exitosa experiência encontra-se publicada na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, e é destacada na seção Prática do Dia. Para conhecer esta experiência do SUS em sua integralidade, clique aqui. A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz abriga mais de 3 mil experiências de saúde do SUS. Você pode também fazer parte de banco de práticas. Faça seu registro, criando senha e login, e preencha os campos indicados. Em seguida, a equipe IdeiaSUS avaliará o conteúdo para a publicação e você receberá informes sobre o andamento do processo de publicação.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também