Livro da IdeiaSUS Fiocruz chama atenção para um SUS potente, diverso e presente na vida de milhões de pessoas

Publicação lança luz para cinco notáveis experiências de saúde pública

Leitura: 3 minutos
Lançamento de Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas / Foto: Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas dá título ao novo livro da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o livro destaca cinco notáveis experiências do SUS, de diferentes temáticas, representando as cinco regiões brasileiras. Essas práticas foram acompanhadas durante um ano pela equipe da curadoria em saúde da IdeiaSUS Fiocruz, num trabalho formativo e informativo, de sistematização dos diferentes saberes e atividades da saúde pública.

Um dos capítulos é dedicado, exclusivamente, a uma prática diferenciada de acolhimento das demandas de atenção à saúde mental dos povos indígenas guarani, do Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul (Dsei Isul) do Polo Base de Araquari, em Santa Catarina (SC). E, de forma inédita, foi traduzido para o tupi-guarani.

O livro lança luz, também, para uma experiência inovadora sobre a implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio, em Mato Grosso do Sul. Realça uma experiência de enfrentamento da hanseníase, nascida no município de Pilar, em Alagoas, através de duas potentes estratégias: identificação de clusters, ou seja, de áreas consideradas de risco para a doença, permitindo uma análise fiel das ações de controle e o diagnóstico precoce; e treinamento em serviço.

Trata de uma estratégia de educação e promoção de direitos em Presidente Figueiredo, no Amazonas, que faz uso da educação permanente em saúde, por meio de oficinas, e da participação de usuários, profissionais e gestores de saúde na construção do Plano Municipal de Saúde, com apoio das conferências locais de saúde. Por fim, realça uma admirável experiência de Santo André, em São Paulo, voltada para o cuidado à saúde de gestantes, usuárias de substâncias psicoativas, vivendo em situação de rua.

Sucesso no lançamento

Hermano Castro; Claudia Le Cocq (IdeiaSUS); Carlos Fidelis; Mário Moreira; Lúcia Souto; Paulo Garrido; e Valcler Rangel (da esq. para a dir.) / Foto: Katia Machado (Plataforma Ideiasus Fiocruz)

Em evento de lançamento do livro, realizado no dia 1/3, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, estavam presentes o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Hermano Castro, o ex-coordenador da IdeiaSUS Fiocruz e atual assessor especial da saúde dos territórios vulneráveis do Ministério da Saúde, Valcler Rangel Fernandes, a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Saúde, Lúcia Souto, o presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Carlos Fidelis Ponte, o presidente do Sindicato dos Servidores e Servidoras da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Henrique Garrido, e, virtualmente, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.

O evento pode ser revisitado no Youtube. Assista, também, no Canal Saúde, o programa exclusivo sobre o lançamento do livro.

Aqui, na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, em “publicações/livros”, você pode fazer o download gratuito de sua versão digital.

Vozes da Saúde

As experiências destacadas nesta publicação servem, ainda, de pauta para cinco dos atuais 65 episódios de Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, disponíveis no Youtube. A série, produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a VideoSaúde Fiocruz, é um ponto de memória de práticas que refletem um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas, espalhadas pelo Brasil.

Para assistir aos episódios de Vozes da Saúde relativas às práticas apresentadas no novo livro da IdeiaSUS Fiocruz, basta clicar sobre cada título abaixo.

Identificação de Clusters e treinamento em serviço: estratégia para abordagem da hanseníase

Reduzindo danos e protegendo vidas: cuidado às gestantes em situação de rua

Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena

Conferências locais de saúde: estratégias de educação permanente para o plano municipal de saúde

Implantação de rede de atenção e prevenção ao suicídio de Anastácio/MS: uma realidade possível

Por Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também