Olá,

Visitante

Dengue, uma velha conhecida

Confira diferentes momentos em que a dengue foi tema de Radis ao longo das últimas quatro décadas

Leitura: < 1 minuto
Foto: Genilton Vieira / Acervo: Fiocruz Imagens

Alta no número de casos e de mortes por dengue. Essa não é uma notícia nova no Brasil. O cenário vivido nos dois primeiros meses de 2024 é um velho conhecido da saúde pública. Ao longo dos últimos 40 anos, o tema dengue já esteve nas páginas de Radis de diferentes maneiras, em reportagens que apontavam que as soluções para o problema não devem ser buscadas apenas no combate ao mosquito, mas em estratégias que envolvam planejamento e atenção às desigualdades sociais.

2023 entrou para a história como o ano com o número mais alto de mortes por dengue (1.094) no país, na série histórica registrada pelo Ministério da Saúde desde 2000. E apenas os dois primeiros meses de 2024 já registraram 653.656 casos da doença, com 113 mortes confirmadas e 438 em investigação. Confira aqui a reportagem completa com os seis diferentes momentos em que a dengue foi tema de Radis.

Por Licia Oliveira, do Programa Radis, publicado originalmente em 22/2/2024.

O Radis é um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz). Conta com uma revista mensal impressa e on-line.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Palavras-chave

Você pode se interessar também