Olá,

Visitante

Intervenção ativa no controle do tabagismo

O tabagismo, entre os fatores ambientais do século, representa o mais vil e ameaçador de todos, com o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), em parceira com o Ministério da Saúde, é responsável pelo engajamento de projetos de níveis de descentralização municipal com a finalidade de diminuir os números de fumantes no país. Este projeto foi desenvolvido no município de São Simão (GO) e seu distrito Itaguaçu, localizados no sudeste Goiano com cerca de 20.297 habitantes (população estimada), tendo como público-alvo todos os habitantes fumantes interessados em parar de fumar, independentemente de faixa etária e sexo. O projeto teve início no segundo semestre de 2017 (novembro) e se estende, até o momento, ao seu quarto grupo, sendo que cada grupo demanda cerca de 6 os 12 meses para sua finalização.

Objetivo geral: promover a cessação de fumar na população de São Simão – Goiás. Objetivos específicos: reduzir a prevalência de fumantes, prevenir as doenças e a mortalidade relacionada ao consumo do tabaco e seus derivados e proteger a população. Foi usado como processo metodológico inscrições com anamnese individual, avaliação de grau de dependência do tabaco através do teste de Fagestrom, encontros semanais, quinzenais e mensais de grupos terapêuticos, contando com uma equipe multidisciplinar (psicóloga, fisioterapeuta, enfermeiro, educador físico, fisioterapeuta, acupunturista, nutricionista, odontologista e médico), ginástica ao ar livre na academia da saúde e atendimento médico individual.

Os resultados descritos abaixo são provenientes de todos os grupos realizados até o momento, totalizando 4 grupos. Número de pessoas inscritas no programa: 109 pessoas. Número de pessoas frequentes no programa: 60 pessoas. Número de pessoas que pararam de fumar: 43 pessoas (71,66%). Número de pessoas que pararam de fumar do sexo masculino: 17. Número de pessoas que pararam de fumar do sexo feminino: 26. Número de pessoas que pararam de fumar da faixa etária de 18 a 59 anos: 39. Número de pessoas que pararam de fumar da faixa etária maior que 60 anos: 04. Em virtude dos fatores mencionados, o projeto visa apoiar e motivar os fumantes na cessação do consumo de cigarros e seus derivados. A sua implementação a médio e longo prazo contribuiu na diminuição de fumantes no município e, consequentemente, evitou doenças relacionadas ao tabaco e seus derivados.

Principal

Jéssica Fernanda Ferreira

esf@saosimao.go.gov.br

Coautores

Adriano Marques Pimenta, Abdias Silva Lima Neto, Daziane Alves, Elisa Garcia de Medeiros, Maria Cristina Lima de Oliveira

A prática foi aplicada em

São Simão

São Simão

São Simão

São Simão

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Rua 06, 43 – Cemig – São Simão - GO 75890-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

José Fernandes Faria

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

21 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba