Olá,

Visitante

Intervenção Ativa no Controle do Tabagismo

o tabagismo, dentre os fatores ambientais do século, representa o mais vil e ameaçador de todos, com o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças. o Instituto Nacional de Câncer (INCA) em parceira com o ministério da saúde é responsável pelo engajamento de projetos de níveis de descentralização municipal com a finalidade de diminuir os números de fumantes no país. Este projeto foi desenvolvido no município de São Simão – Go e seu distrito Itaguaçu, localizados no sudeste Goiano com cerca de 20297 habitantes (população estimada) tendo como população alvo todos os habitantes fumantes interessados em parar de fumar, independente de faixa etária e sexo. o projeto teve início no segundo semestre de 2017 (Novembro) e se estende até o momento em seu quarto grupo. Sendo que cada grupo demanda cerca de 6 os 12 meses para sua finalização.

Objetivo Geral: Promover a cessação de fumar na população de São Simão – Goiás. Objetivos Específicos: Reduzir a prevalência de fumantes Prevenir as doenças e a morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco e seus derivados Proteger a popula Foi usado como processo metodológico inscrições com anamnese individual, avaliação de grau de dependência do tabaco, através do Teste de Fagestrom, encontros semanais, quinzenais e mensais de grupos terapêuticos, contando com uma equipe multidisciplinar (Psicóloga, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Educador Físico, Fisioterapeuta Acupunturista, Nutricionista, Odontologia e Médico) ginástica ao ar livre na academia da saúde e atendimento médico individual.

Os resultados descritos abaixo são provenientes de todos os grupos realizados até o momento, totalizando 04 grupos. Número de pessoas inscritas no programa: 109 pessoas Número de pessoas frequentes no programa: 60 pessoas Número de pessoas que pararam de fumar: 43 pessoas (71,66%) Número de pessoas que pararam de fumar do sexo masculino: 17 Número de pessoas que pararam de fumar do sexo feminino: 26 Número de pessoas que pararam de fumar da faixa etária de 18 a 59 anos: 39 Número de pessoas que pararam de fumar da faixa etária maior que 60 anos: 04em virtude dos fatores mencionados o projeto visa apoiar e motivar os fumantes na cessação do consumo de cigarros e seus derivados. A sua implementação a médio e longo prazo contribuiu na diminuição de fumantes no município e consequentemente evitando doenças relacionadas ao tabaco e seus derivados.

Principal

Jéssica Fernanda Ferreira

esf@saosimao.go.gov.br

Coautores

Adriano Marques Pimenta, Abdias Silva Lima Neto, Daziane Alves, Elisa Garcia De Medeiros, Maria Cristina Lima De Oliveira

A prática foi aplicada em

São Simão

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua 06 Nº 43 – Cemig – São Simão - Go

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Fernandes Faria

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal