Janeiro Branco: a importância da saúde mental agora e sempre

Leitura: 2 minutos

A campanha Janeiro Branco, que traz como tema em 2025 O que fazer pela saúde mental agora e sempre, é um estímulo à reflexão sobre o cuidado com o bem-estar psicológico e emocional. A iniciativa, criada em 2014 e reconhecida oficialmente, em 2023, pela Lei Federal 14.556, torna-se importante marco no calendário brasileiro, chamando a atenção para as questões relacionadas à saúde mental e criando espaços de diálogo sobre o tema. A escolha pelo primeiro mês do ano é porque janeiro está associado a recomeços, reflexões e novos projetos e, como uma “folha em branco”, leva as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.

A data procura incentivar o cuidado com a saúde emocional da mesma forma que se cuida da saúde física. A importância do Janeiro Branco reside na sensibilização para a necessidade de quebrar tabus e estigmas sobre o tema, encorajando a busca por ajuda profissional, a conversa aberta sobre sentimentos e emoções e a construção de uma sociedade mais empática e acolhedora. Além disso, contribui para o fortalecimento de políticas públicas de saúde mental.

A campanha alerta, ainda, para os números dos sofrimentos psíquicos e psicológicos na sociedade. Dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. Já a depressão, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, provocou um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizada entre março e abril de 2023, houve um aumento de 90% nos casos de depressão, enquanto os episódios de crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo quase dobraram no mesmo período.

Envolvida nesta importante campanha, a Plataforma IdeiaSUS Fiocruz traz em sua página a Comunidade de Práticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, um espaço de interlocução, compartilhamento e multiplicação de experiências pautadas na escuta, no espírito de equipe, na participação social, da comunidade e do familiar e no protagonismo do usuário. Destaca, também, em meio a mais de 3.200 práticas do SUS, iniciativas voltadas ao cuidado integral da saúde mental. Conheça algumas delas:

Programa Acolher – centro de bem-estar e desenvolvimento do trabalhador

Espaços de vida na Pequena África – ruas aos pés do Morro da Providência

Projeto Mosaico: arteterapia e estimulação cognitiva como ferramentas para o tratamento e promoção da saúde mental no SUS

Grupo cuidando das emoções

Saúde indígena e a atenção básica: a psicologia em intersecção com os saberes indígenas

Cuidando da vida: uma abordagem multidisciplinar com ênfase na saúde mental

A categoria Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Plataforma IdeiaSUS conta, atualmente, com 194 práticas sobre a temática, confira em nosso site.

 

Foto: ccr.med.br

Por Ana Karolina (Jornalista e bolsista IdeiaSUS)

 

 

 

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também