A maioria das pessoas só se lembra da importância da saúde quando está debilitada. Por negligenciarem determinados cuidados com o corpo muitas sofrem com as consequências, como por exemplo, obesidade, e doenças cardiovasculares. A melhor forma de tratar certas complicações é criando condições desfavoráveis para o surgimento das mesmas, ou seja, se prevenindo. Com o decorrer dos anos, está havendo uma maior conscientização popular em relação a adoção de hábitos saudáveis e principalmente relacionado à atividade física.
O sedentarismo é um dos principais responsáveis pelo sobrepeso, o qual constitui um fator de risco para as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), aumentando o número de morbimortalidade municipal por estes agravos e suas consequências. Nesse contexto, a intervenção da atividade física sistematizada pode colaborar para prevenir diversas DCNT, além de ajudar a minimizar as complicações decorrentes desse mal, sendo a atividade física, apontada como uma importante medida não medicamentosa para o tratamento de doenças cardiovasculares e crônicas, devido a sua propriedade protetora.
De acordo com os resultados encontrados observamos ser de importância relevante a realização do projeto Agita Aí, visto que os resultados obtidos foram consideravelmente importantes para a comunidade de São Salvador dos Tocantins, pois houve uma considerável redução das internações e consequentemente dos óbitos. Com este estudo, está sendo possível verificar que a atividade física é realmente importante para o ser humano independente da idade, do sexo e situação nutricional, pois os eutróficos também devem realizar atividade física. Desde que foi iniciado a execução do projeto Agita Aí observamos que houve uma redução da morbimortalidade por DCNT no município de São Salvador dos Tocantins, ratificando todas as hipóteses anteriormente levantadas a respeito dos benefícios da atividade física no controle das mesmas e no combate ao sedentarismo. A respeito das mortes prematuras por DCNT, em um primeiro monitoramento observou-se uma redução de 66,6% dos óbitos, enquanto que quando monitoramos a morbidade houve uma redução de 50% das internações por esta causa. Diante do que foi exposto concluiu-se que seja importante dar continuidade à execução deste projeto por ser útil e beneficiar a população geral de São Salvador dos Tocantins, visto que, motiva os profissionais de saúde que estão diretamente ligados ao projeto e ajudam as pessoas a ter uma vida mais saudável.
Avenida Afonso Pena, no 412, São Salvador do Tocantins - TO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO