Uso da acupuntura no tratamento da dor crônica pós Chikungunya

O Brasil enfrentou em 2014 uma epidemia de Chikungunya. O primeiro município a registrar casos autoctones da doença foi Feira de Santana, localizado no nordeste do país. A artralgia pós chikungunya pode evoluir para dor crônica incapacitante por longo período de tempo, provocando sofrimento físico, psíquico, além de causar impacto social e econômico. A acupuntura originaria da medicina chinesa é uma opção para o tratamento de processos de adoecimento e integra o SUS.

O objetivo do estudo é relatar a experiência do uso da acupuntura no tratamento da dor articular crônica em indivíduos acometidos por Chikungunya.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Após a epidemia de chikungunya muitos pacientes permaneceram com dor articular crônica e incapacitante. Diante deste cenário a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Ambulatório para acompanhamento dos pacientes com CHIKV CRONICO. A equipe multidisciplinar envolve médicos infectologistas, psicólogos, acupunturista e equipe da Vigilância Epidemiológica. Todos os pacientes com persistência da artralgia há mais de três meses (fase crônica) e sem resposta satisfatória ao tratamento farmacológico, são incluídos em sessões de acupuntura realizadas semanalmente no Ambulatório num total de 10 sessões para cada paciente.

INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Inicialmente é realizado a anamnese e avaliado todas as dimensões biopsicossociais, características e intensidade da dor.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: A cada sessão o paciente é avaliado para verificar evolução e melhora da dor.

Principal

Maricelia Maia de Lima

limapfa6@gmail.com

Coautores

Maricelia Maia de Lima

A prática foi aplicada em

Feira de Santana

Bahia

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

12 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io