Olá,

Visitante

INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO

A Atenção Primária à Saúde é o centro de comunicação da Rede de Atenção em Saúde (RAS) e tem um papel chave na sua estruturação como ordenadora da RAS e coordenadora do cuidado, pois constitui o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema, trazendo os serviços de saúde o mais próximo possível aos lugares de vida e trabalho das pessoas. Somente os serviços de APS não são suficientes para atender às necessidades de cuidados em saúde da população. Portanto, os serviços de APS devem ser apoiados e complementados por pontos de atenção de diferentes densidades tecnológicas para a realização de ações especializadas.
Assim, com o início da nova gestão da Secretária Municipal de Saúde de Quatis/RJ em Agosto de 2022 foi observado carência de atendimento médico especializado no município, os pacientes eram regulados para outros municípios para atendimento ambulatoriais e o número de vagas não eram suficientes para atender a demanda. A partir disto, foi realizado contratação do serviço e implantação municipal de atendimento ambulatorial de 14 especialidades médicas, além de, eletrocardiograma e ultrassonografia.
Desta forma, torna-se necessária uma ferramenta de comunicação entre a RAS, que pode ser apoiada através dos sistemas logísticos, fortemente ancoradas nas tecnologias de informação, integram os pontos de atenção à saúde.

Objetivo Geral
Regular o acesso dos pacientes ao atendimento médico na Atenção Secundária com a Atenção Primária como ordenadora do cuidado.
Objetivos Específicos
Informatizar a micro regulação municipal através da implantar do Sistema de Regulação – SISREG III;
Monitorar demanda para os procedimentos regulados.

Carência de uma ferramenta de comunicação entre a RAS, que pode ser apoiada através dos sistemas logísticos, fortemente ancoradas nas tecnologias de informação, integrando os pontos de atenção à saúde.

Com o início das atividades da micro regulação via SISREG, os perfis de solicitação foram criados para as enfermeiras das equipes de Saúde da Família, uma vez que, entende-se a APS como ordenadora do cuidado e coordenadora do cuidado, ou seja, o paciente é regulado para o serviço supracitado através do encaminhamento realizado pela equipe de Saúde da Família – exceto Pediatra e Psiquiatra que são regulados pela própria unidade executora.
Assim, sendo realizado capacitação das enfermeiras como agentes multiplicadoras para a equipe. A partir disto, iniciou-se a abertura das escalas semanalmente pela equipe do Departamento de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (DCAAR) e a comunicação entre a equipe é realizada através de aplicativo de comunicação (WhatApp), inclusive sobre agendas extras ou vagas disponíveis para agendamento.
Além disto, com a informatização e monitoramento da fila de espera é possível o estudo para identificação da demanda como o quantitativo de pacientes aguardando procedimento, identificação de prioridade para atendimento, tempo médio de espera, principais demandas em cada território entre outras informações.

O processo foi realizado de forma descentralizada, ascendente e integrada, de acordo as necessidades de saúde da população. Consistindo na efetivação de um sistema eficaz de informações ao longo dos pontos de atenção à saúde e dos sistemas de apoio na rede de atenção à saúde.
Além disto, destaca-se que o SISREG é um software web desenvolvido pelo DATASUS/MS, disponibilizado gratuitamente para estados e municípios e destinado à gestão de todo o Complexo Regulador, desde a rede de atenção primária até a atenção especializada, visando regular o acesso aos serviços de saúde do SUS e potencializar a eficiência no uso dos recursos assistenciais, alinhando-se a transparência na gestão.

Principal

Andrezza Maria Côrtes Thomé Lima

andrezza_mct@hotmail.com

Fisioterapeuta

Coautores

Tainá Narjara do Nascimento, Aline Aparecida Cristino Campbell, Lucas Santos da Silva, Paulo Dayvison Nunes

A prática foi aplicada em

Quatis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Professora Ana Ferreira de Oliveira, Nº 47, Bondarowsky, Quatis/RJ

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Andrezza Maria Côrtes Thomé Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Início da Execução

01/01/2023

Fim da Execução

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no município de Mendes
Rio de Janeiro