Inspirado pelas obras e ideias de Nise da Silveira, médica psiquiatra brasileira que revolucionou a saúde mental no Brasil, por meio da arte, livre expressão e afetividade, o Projeto Mosaico lança mão da arteterapia como ferramenta de promoção da saúde mental no SUS. A iniciativa, que se dá por meio de oficinas artísticas oferecidas a pacientes psiquiátricos com transtornos como esquizofrenia, promove qualidade de vida, habilidades cognitivas e expressão emocional dos participantes, proporcionando autocontrole, autoestima e habilidades artísticas.
O projeto nasce após a mudança de espaço do Pronto Atendimento em Saúde Mental para a ala psiquiátrica do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo (SP). O ambiente era hostil, composto por paredes brancas, cercadas por grades de ferro, onde os pacientes ficavam sem atividades e ociosos, resultando em heteroagressividade e alto índice de irritabilidade por parte dos pacientes.
Relatos dos pacientes destacam descobertas pessoais e avanços significativos em atenção, memória e resolução de problemas, além de um maior senso de realização e autoconfiança. Os resultados evidenciam o impacto transformador da arteterapia na reintegração social e na construção de uma perspectiva de vida integradora para os pacientes após a alta hospitalar, promovendo uma sociedade mais inclusiva e respeitosa no cuidado à saúde mental.
Conheça aqui a prática completa.