Olá,

Visitante

Controle Social Ativo na Construção do Plano Municipal de Saúde em Mafra Sc

A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra por meio da Comissão de Revisão e Elaboração do Plano Municipal de Saúde, nomeada pela Portaria nº. 835/17 em 22 de agosto de 2017 construiu o Plano Municipal de Saúde com vigência para o período de 2018 a 2021, fomentando a participação direta dos pares que compõem o Controle Social. o documento final é um dos mecanismos estratégico fundamentais no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que visa garantir a direção única na esfera do governo municipal e a organização da rede regionalizada e hierarquizada dos serviços, concretizando os objetivos e diretrizes do SUS. Portanto esta Comissão, ancorada na premissa de Construir um diagnóstico situacional, e priorização dos problemas, baseado nas percepções de toda Rede de Serviços de Saúde, dos avanços e desafios, para o cenário da Saúde em Mafra, fomentou a participação de maneira sistemática e criativa.

Apresentar a Experiência de trabalho encontrada pela Comissão de Revisão e Elaboração do Plano Municipal de Saúde, do município de Mafra/SC a fim de tornar este processo de construção coletiva um retrato da realidade, bem como o fortalecimento do con o Diagnostico Situacional e o Planejamento Estratégico foi pautado na missão, nos valores e na visão da Secretaria Municipal de Saúde, sendo elaborado de forma participativa, em uma oficina de trabalho que envolveu representantes das unidades de saúde, gestores da própria Secretaria, representantes dos trabalhadores do SUS, Conselho Municipal de Saúde, além da divulgação e de convites estendidos a demais profissionais de instituições como Universidade e Prestadores de Serviços para a Saúde. Houve a preocupação em resgatar a realidade e a capacidade instalada, aliando expectativas e planejamentos setoriais dentro de uma proposta previstas nos Pactos de Saúde, buscando então, tornar este plano um instrumento exequível da Gestão Municipal.

A participação social é uma forma de a sociedade de contribuir e até interferir no controle das ações de saúde. o PS é o instrumento central do planejamento, a ser elaborado a partir de uma análise situacional que reflita as necessidades de saúde da população e apresente as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em diretrizes, objetivos e metas. Serve de base para a execução, o acompanhamento, a avaliação e o exercício da gestão do sistema de saúde em cada esfera de governo. em Mafra/SC, o PS, foi resultado de prolixas discussões, alicerçando este momento do Planejamento, com o as prioridades a serem exploradas nos próximos anos.o Plano Municipal de Saúde de Mafra, então foi resultado da construção coletiva dos diversos atores e fruto de uma experiência de planejamento estratégico democrático, com vistas a nortear os rumos da política pública de saúde a ser implementada e monitorada nos próximos anos.

Principal

Ariane Woehl

arianewoehl@gmail.com

Coautores

Susanne S Cassias, Jonas Vanderlei Keskoski, Nailor Lis

A prática foi aplicada em

Mafra

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Aloisio Forneck Nº.151 Jardim America Mafra Sc

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Jaqueline De Fatima Previatti Veiga

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal