O Programa Nacional de Imunização é um dos maiores programas de vacinação pública do mundo e tem sido fundamental na redução da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas no Brasil. Visando uma melhor cobertura vacinal, a secretaria de saúde criou o projeto Saúde na Estrada que tem como objetivo levar a imunização a toda população do município incluindo de forma prioritária a população ruralista, uma vez que a cidade soma um total de 77 comunidades. O projeto acontece de forma semanal através de um cronograma subdividido entre as 6 equipes.

Como barreiras da imunização, encontramos o difícil acesso da população rural as unidades de referência, horários da sala de vacina não adaptados à população, estradas com situações precárias, automóveis disponíveis desproporcional a demanda do município.

Visando melhorar as coberturas vacinais, deve-se pensar em horários estendidos das salas de vacina, melhora das estradas para facilitar o acesso da população as unidades de saúde, garantir locomoção ao profissional da imunização, sempre realizar o aprazamento das vacinas e seu registro em cartão espelho afim de verificar os faltosos e fazer sua busca ativa.

Considerando que o Brasil é referência em imunização e sua importância nas doenças imunopreveníveis, é de grande valia que os municípios invistam em infraestruturas, realizem constantemente a educação permanente e continuada a todas as equipe de saúde, afim de que possam fortalecer aos usuários a importância da vacinação e garantir locomoção aos profissionais de imunização àquelas comunidades de difícil acesso.

Principal

MYLENA DE OLIVEIRA ARAÚJO

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

23 dez 2023

CADASTRO

23 dez 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas