Relato de Experiência com a Rede de Atenção À Saúde de Silva Jardim

Foi feito uma avaliação comparativa da organização proposta pela legislação vigente e os dispositivos existentes na RAS. as seguintes ações foram adotas ao longo dos quatro anos: Avaliação de cada dispositivo com a sua capacidade instalada

Conforme a Portaria 4279 de 30/12/2010 que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS). O município de Silva Jardim no início de 2013 apresentava carências em vários dispositivos, pouca objetividade por parte do sistema de regulação, baixa resolutividade e custo alto com a média e alta complexidade.

O município de Silva Jardim tem 21.349 habitantes, uma densidade demográfica de 22.77 HAB./ Km2 (o quinto maior município em extensão territorial do Estado do Rio de Janeiro) e um índice de desenvolvimento humano de 0,654 IDH (87°), um dos mais baixos do Estado. A gestão ao longo desses anos tem de estrutura na organização do processo de trabalho para captar recursos via Fundo Nacional de Saúde e outros sistemas vigentes nas Políticas Públicas de Saúde. Dessa forma, os recursos limitados não podem ser uma barreira se a gestão estiver organiza e com um programa de planejamento estabelecido na Rede de Atenção à Saúde.

Principal

Leonel Carvalho da Silva

leonelcarvalhorb@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leonel Carvalho da Silva

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas