A cidade de Indaial fica localizada no Vale do Itajaí (Santa Catarina). Segundo o IBGE sua população estimada em 2017 é de 66.497 habitantes, sendo 4.202 pessoas acima de 60 anos, na maioria mulheres. Atualmente, convivemos com estas pessoas acima de 60 anos que buscam mudanças, querem reinventar sua própria história e realizar novos projetos. Indivíduos estes que refletem e buscam a sua autonomia para envelhecer com empoderamento. Com isso, o projeto busca capacitar a comunidade idosa para agir em situações de emergência, atuando de imediato e evitando situações perigosas, não se tornando uma vítima impotencial. É importante também que se sintam mais vivos e úteis perante seus familiares e a comunidade. Qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, condições de saúde ou quedas, principalmente idosos, seja em casa ou até mesmo no trânsito. É nesse momento que entra a importância de uma pessoa idosa ter um certo conhecimento em Primeiros Socorros. Porém, é importante saber como proceder para não piorar a situação. Muitas pessoas acabam entrando em pânico em determinadas situações de emergência. O ideal é sempre manter a calma, e chamar rapidamente o resgate profissional. Após isso, você apenas deverá aplicar qualquer procedimento se tiver conhecimento no que está fazendo. Nesse sentido, é importante conscientizar a sociedade sobre o processo de envelhecimento, pois segundo Ferrigno, 2006, na terceira idade, devido a inúmeros fatores culturais contemporâneos, os contatos sociais tendem a diminuir, e em algumas vezes contribui para que o idoso entre em crescente isolamento ou recolhimento ao espaço doméstico.
As ações desta unidade se desenvolve em consonância com as garantias promovidas pelos Direitos Humanos, principalmente os relacionados a seu público-alvo, e desenvolve ações com os mesmos objetivos do Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH III. Portanto, realizar campanhas socioeducativas, de mídia, vem ao encontro do objetivo estratégico III do PNDU III, de Valorização da Pessoa Idosa e sua Participação na Sociedade, especificamente através da ação programática Promover a inserção, a qualidade de vida e a prevenção de agravos aos idosos, por meio de programas que fortaleçam o convívio familiar e comunitário, garantindo o acesso a serviços, ao lazer, à cultura,auto defesa, à atividade física, de acordo com sua capacidade funcional.
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO