- Vigilância em Saúde
MARIA ILZA SANTOS DOS ANJOS
- 05 set 2024
Amapá
Tratou de um relato de experiência sobre a construção de uma brinquedoteca, com materiais recicláveis, folha de EVA, cartolina, papel madeira, além de brinquedos doados e outros materiais cedidos pela Secretária de Saúde de Beneditinos.Os materiais utilizados foram: jogos diversos, peças de encaixe com vários níveis de complexidade, bonecas, fantoches, brinquedos de casinha, carrinhos, chocalhos, móbiles, quebra-cabeças, jogos de memória, dominós, materiais de pintura, massas de modelar, livros de colorir e com atividades educativas, livros de história, gibis, aparelho de som e materiais de papelaria variados (lápis, caneta hidrocor, tesoura, cola, papéis e outros).
A taxa de mortalidade infantil caiu muito nas últimas décadas no Brasil. Graças às ações de diminuição da pobreza, ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a outros fatores, os óbitos infantis diminuíram de 47,1 a cada mil nascidos vivos, em 1990, para 15,6 em 2010 (IBGE, 2010). O crescimento e desenvolvimento da criança dependem principalmente do atendimento de suas necessidades essenciais e da estimulação apropriada de suas potencialidades. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é utilizado em todo o mundo com excelentes resultados, sendo realizado de forma simples, econômica e de fácil aplicabilidade, servindo como instrumento de controle e avaliação do processo evolutivo da criança e detecção precoce de possíveis problemas (BRASIL, 2011).A manutenção do estado de saúde será alcançada através de medidas de promoção de saúde e prevenção de doenças ou agravos contidas nas ações de vigilância à saúde que integram as consultas de puericultura programadas e realizadas nas unidades de saúde.A partir do exposto surgiu como ferramenta fomentadora da puericultura a brinquedoteca, um espaço preparado para estimular a criança a brincar, desenvolver suas potencialidades e necessidades lúdicas. Além de ser um lugar alegre, colorido, diferente, criado para que a criança possa brincar livremente, soltar sua imaginação, sem medo de ser punida ou cobrada.O termo brinquedoteca, segundo Pagan (1997), tem uma característica única e muito diferenciada do que se faz em outros países, foi um conceito que nasceu aqui mesmo inspirado na cultura brasileira para nossas crianças brasileiras.
Iniciativas como esta devem ser ampliadas. Esta área possui uma amplitude de especificidades a serem estudadas visando o melhor atendimento das crianças e suas famílias, bem como formação técnica das equipes. Sugerem-se novos projetos com a participação de diferentes profissionais da área da saúde, como psicólogo, serviço social, terapia ocupacional, medicina, nutrição, entre outros.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO