- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Elaine Cristina Fontes
- 25 out 2024
O presente trabalho trata de uma ação diferenciada na esfera das políticas públicas em saúde que busca trazer um melhor acesso sobre a realidade da importância do cuidado à Saúde Mental de adolescentes e jovens da escola pública de referência em ensino médio na cidade da Água Preta, visto que existem várias vertentes abertas no acesso à informações, direitos, melhoria de qualidade de vida que por vários motivos foram direta ou indiretamente negados ou omitidos à estes jovens. o projeto em pauta foi realizado pela equipe técnica do CAPS em parceira com a Escola de Referência em Ensino Médio – João Vicente de Queiroz, no município da Água Preta, onde foram ofertados semanalmente grupos terapêuticos de 1he30min de duração com os alunos da escola (por livre demanda), para tratar de assuntos que estes não conseguiam dividir, expressar ou ter melhor acesso em suas realidades familiares, sociais e de vida.
Promover um olhar diferenciado para a importância do cuidado da Saúde Mental, trabalhando através das ações preventivas a operacionalização da promoção de uma melhor qualidade de vida em adolescentes e jovens Incentivar a participação e um novo olhar A metodologia a ser utilizada no projeto acontecerá em fases: Fase 1: Articulação com a Escola de Referência em ensino Médio para obtenção das informações sobre índices e maiores necessidades de atuação com os alunos Fase 2: Propagação nas salas pela equipe do CAPS do início do projeto para maior conhecimento dos alunos Fase 3: Realização dos encontros semanais em sala específica com alunos e equipe CAPS para discutir os temais a serem abordados Fase 4: Comunicação constante com a gestão escolar para verificar as necessidades emergentes ao longo do projeto Fase 5: Realização de feedback à gestão e alunado dos objetivos alcançados ao longo da execução do projeto.
Os resultados obtidos ao longo do projeto foram excelentes, visto que posteriormente à montagem do projeto, foi relatado à equipe do CAPS por parte da gestão da Escola que os índices (anteriormente altíssimos) dos casos de bullying, gravidez na adolescência, conflitos severos dentro da escola, etc., zeraram ou foram inexpressivos, o que mostrou a importância de ações preventivas para a colheita de resultados diferenciados.Percebeu-se que se tratou mais do que apenas um projeto de intervenção para apresentar resultados concretos e/ou definidos para tal temática e realidade contextual tratou-se de uma ação real onde a articulação de políticas públicas de educação em saúde trouxe resultados reais e concretos de que se pode fazer muito com aquilo que temos, e que mesmo com as dificuldades apresentadas conseguimos ir adiante, pois se há desejo e luta, o caminhar pode ser difícil, porém será gratificante!
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO