Olá,

Visitante

Arte e Saúde: Grupos Terapêuticos como Alternativa Coletiva de Ressignificação da Saúde Mental

Compreendendo que o SUS preconiza a promoção da saúde como um objetivo a ser alcançado por meio de ações coletivas, que entendem os indivíduos em seus contextos, com suas histórias e vínculos, surgiu em 2018 e se remodelou em 2019 a proposta de atuar com Grupos Terapêuticos com usuários de Saúde Mental, propondo a promoção de mudanças nas relações comunitárias e nos participantes nos aspectos individuais. Os encontros têm ocorrido nos espaços comunitários dos territórios de algumas UBS, fortalecendo o território como fator de saúde. o campo da Saúde Mental do município tem enfrentado há alguns anos filas para atendimento psicológico e psiquiátrico que aumenta a chance de agravos no sofrimento psíquico. Esta última variável se destaca por se tratar de um município que possui um Hospital Psiquiátrico com internações via SUS e ao mesmo tempo por não possuir um CAPS para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do município.

Objetivo Geral Promover o espaço de Saúde Mental nos ambientes comunitários com usuários dos territórios que utilizam os serviços de Saúde Mental. Objetivos Específicos Promover um espaço de fortalecimento da coletividade como ambiente promotor de Os grupos terapêuticos “Arte e Saúde” são realizados desde 2018 semanal mediados por Psicóloga e ACS representando as UBS do município. A construção dos encontros se baseou principalmente nos conteúdos a respeito da formação de grupos encontradas nas fontes primárias (Zimerman, Osório,1997). Propusemos realizar encontros terapêuticos intercalados com encontros de desenvolvimento de potencialidades, usando como principal via o desenvolvimento de artesanato. Os encontros foram realizados em salões comunitários, espaços das UBS ou em salas de escolas e duram uma média de duas horas por encontro.

A fluidez da construção dos grupos permitiu expandir as vivências em novas formas de existir e de se expressar, o que foi percebido desde pequenas mudanças de comportamento, como sorrisos outrora invisíveis e falas antes silenciadas. Gerou-se um cenário de partilha de vivências que permitiu novas narrativas de vida. as atividades manuais valorizam outras formas de ver o mundo, repercutindo nos comportamentos dos participantes, que relatavam não acreditar na capacidade de construir algo bonito com as próprias mãos, relatos ricos de novos significados na vida dos participantes. Ao longo dos encontros as posturas dos participantes diante de suas próprias capacidades e diante das habilidades dos outros mudou, observando respeito e cooperação.Os grupos têm provado a riqueza de ações na promoção de Saúde Mental nos espaços coletivos. Supera-se o paradigma saúde/doença, avançando nas interseccionalidades das relações sociais e como isso afeta o que compreendemos como saúde e principalmente como saúde mental para o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico. Os projetos coletivos de Saúde Mental encontram os desafios do sucateamento da Saúde Pública invisibilidade da temática, sendo um campo de desafios e potencialidades.

Principal

Mariana Frediani Sant’Ana

marianafs.psico@gmail.com

Coautores

Aline Giovana De Castro, Angelita Pemper Francisco,, Andreia Maria De Castro, Fabiana Cassiano Da Silva, Fabiana De Fátima Castro.

A prática foi aplicada em

Jandaia do Sul

Paraná

Sul

Av. Marechal Candido Rondon, 1575, Apto 35

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Elza Maria Ferraz

marianafs.psico@gmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo