PROJETO SAÚDE EM MOVIMENTO: O IMPACTO DA REDUÇÃO DAS DORES ARTICULARES CRÔNICAS DA 3ª IDADE.

O envelhecimento populacional traz desafios para o sistema de saúde, sobretudo no que se refere à qualidade de vida e à mobilidade da população idosa. E conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo, sendo responsável por elevar o índice de doenças crônicas não-transmissíveis, tais como doenças reumatológicas, cardiovasculares, distúrbio do humor, câncer e diabetes. Diante desse cenário alarmante, a Unidade de Saúde Mãe Pobre, em Itabaiana-PB, identificou um alto índice de dores articulares e dificuldades motoras em pacientes idosos atendidos. A partir do Programa Academia da Saúde (PAS), do Governo Federal, foi-se pensado uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que, por meio da implantação de espaços públicos que funcionassem como polos, onde fossem ofertadas práticas de atividades físicas para a população. Assim, no ano de 2023, surge o projeto Saúde em Movimento na cidade de Itabaiana – PB, com o objetivo de promover a saúde e reduzir sintomas relacionados a doenças osteomusculares, por meio de atividades físicas orientadas por profissionais capacitados. Além de apresentar a importância da inserção da atividade física com os usuários da UBS Mãe Pobre, por meio deste relato de experiência da Agente Comunitária de Saúde, como forma de incentivo, para os pacientes portadores de doenças crônicas diversas.
Objetivo Geral: Melhorar a qualidade de vida e reduzir dores articulares em idosos atendidos na Unidade de Saúde Mãe Pobre, através da prática regular de atividades físicas supervisionadas. Objetivos Específicos: – Oferecer atividades físicas regulares para idosos, com foco na mobilidade e redução de dores articulares – Acompanhar a evolução dos participantes, por meio de avaliações periódicas – Promover a conscientização sobre a importância do exercício físico na prevenção de doenças crônicas – Integrar o projeto à Atenção Primária para um acompanhamento contínuo.

Durante as visitas domiciliares realizadas pela agente Jhessica Dias, foi-se observado recorrentes queixas de idosos sedentários, em relação à dores articulares, dislipidemia, hipertensão e depressão. Assim, o projeto Saúde em Movimento foi estruturado com base em atividades físicas adaptadas para idosos, conduzidas por um educador físico, em parceria com a equipe multiprofissional da Unidade de Saúde Mãe Pobre. Os participantes foram recrutados durante consultas médicas e campanhas de promoção à saúde, passando por uma avaliação inicial para personalização dos exercícios. Inicialmente, as ações ocorreram na própria Unidade Básica de Saúde, em seguida, na Policlínica Dr. Aglair Silva, entretanto diante da grande adesão da população atendida, as atividades foram deslocadas para outro espaço, mais amplo, e atualmente ocorrem na Praça Epitácio Pessoa, no centro da Cidade de Itabaiana. O Projeto ocorre três vezes por semana, com 37 participantes ativos e inclui alongamentos, fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos de baixo impacto. A adesão ao projeto e a evolução dos participantes são monitoradas, por meio de relatos individuais e avaliações funcionais a cada três meses.

O projeto Saúde em Movimento obteve resultados positivos para os portadores de doenças crônicas, a exemplo da paciente M.J, 65 anos, que antes do projeto, possuía dores articulares, depressão, hipertensão e diabetes, com todos os parâmetros de saúde irregulares. E, após a participação no supracitado projeto conseguiu superar os distúrbios depressivos e regularizar a pressão arterial, glicose e diminuição das dores. Outro exemplo exitoso, foi o da paciente M.D.S, 68 anos, obesa, com episódios frequentes de depressão, hipertensa e diabética. Ela também obteve uma melhora significativa na qualidade de vida, por meio das ações executadas ao longo do projeto. Por fim, os resultados obtidos demonstraram uma redução significativa nas queixas de dores articulares, além da melhora na mobilidade e no equilíbrio dos idosos participantes, outro impacto positivo foi na socialização, reduzindo relatos de isolamento social e sintomas de ansiedade, sendo este um dos diferenciais do projeto.

Em suma, o Saúde em Movimento demonstrou impactos positivos na promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos atendidos na Unidade de Saúde Mãe Pobre, na cidade de Itabaiana – PB. A prática regular de atividades físicas adaptadas resultou na redução das dores articulares, melhora da mobilidade e fortalecimento muscular, proporcionando maior autonomia aos participantes. Além dos benefícios físicos, observou-se uma significativa melhora no bem-estar emocional, reduzindo o isolamento social e promovendo a integração comunitária. A experiência reforça ainda a importância da inserção de ações voltadas à atividade física na Atenção Primária, alinhando-se às diretrizes do SUS, para o envelhecimento saudável. Os resultados positivos obtidos, por meio dessa iniciativa, evidenciam a necessidade de sua ampliação, garantindo acesso contínuo e sustentável às práticas corporais como estratégia essencial de prevenção e cuidado à população idosa.

Principal

JHÉSSICA DIAS ALVES DE ARAÚJO

jhessica9191@gmail.com

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Coautores

JHÉSSICA DIAS ALVES, FLÁVIA RAMOS DE ALMEIDA

A prática foi aplicada em

Itabaiana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

UBS MÃE POBRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABAIANA PB

UBS MÃE POBRE - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABAIANA PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

JHÉSSICA DIAS

Conta vinculada

13 abr 2025

CADASTRO

13 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked